Resultados positivos da operação contra o Aedes são mostrados aos prefeitos

O secretário de Gestão e Planejamento (Segplan), Joaquim Mesquita, representou o governador Marconi Perillo nos municípios de Formosa e Luziânia, durante mobilização para entrega aos prefeitos de carta com o índice da operação “Goiás contra o Aedes”, constando a redução de 90% no número de focos do mosquito nos domicílios goianos. A mobilização, definida pelo governador Marconi Perillo, teve o objetivo de informar aos prefeitos os resultados positivos da campanha desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) que superou a meta de 1% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“É notável o trabalho coordenado pela SES com apoio dos Bombeiros e municípios. A diminuição dos focos de infestação é fruto do trabalho do governo e de toda a sociedade”, enfatizou o Secretário sobre a força-tarefa que reduziu o porcentual de 3,99%, em janeiro, para 0,39%, em abril, do foco do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. De acordo com a coordenadora geral da Regional de Saúde Entorno Norte, Cleusa Maria Salton, em janeiro, todos os municípios da regional tinham alto risco de dengue, com infestação acima de 4%, e hoje não há nenhum. “Se não houvesse esse trabalho de ir de casa em casa, haveria um aumento estrondoso de casos de dengue”, ressaltou.

Carta

O conteúdo apresentado aos prefeitos inclui mapas da evolução da ação da “Goiás Contra o Aedes” nos quatro primeiros meses do ano de 2016; um comparativo dos casos de dengue nos anos de 2015 e 2016; o porcentual de imóveis com foco de Aedes Aegypti e de imóveis visitados no município, de janeiro a abril desse ano.

Com a presença dos prefeitos e secretários municipais de Saúde, os números da força-tarefa são apresentados pelos secretários de Estado e pelos gerentes das Regionais de Saúde. Os comandantes do Corpo de Bombeiro Militar também mostram aos participantes como é realizado o monitoramento, em tempo real, das ações de campo. Na quarta-feira (11/5), a mobilização contemplou os municípios de Formosa, Luziânia, Catalão, Uruaçu, Anápolis e Posse. Hoje (12/5), os encontros acontecerão em Aparecida de Goiânia, Iporá, São Luís de Montes Belos, Goiânia e Cidade de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo