Relação Cinema-Meio Ambiente será foco da Secima no Fica

A Secretaria das Cidades e do Meio Ambiente (Secima) conta este ano com uma diversificada programação voltada para o cinema e as principais questões que afetam o meio ambiente em Goiás e no Cerrado, no contexto do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambienta (Fica 2015), que será realizado no período de 11 a 16 de agosto, na cidade de Goiás. O Espaço Secima, no Quartel do XX, será palco para debates, exibições cinematográficas e uma série de atividades que colocam a sustentabilidade no centro de todas as discussões.

A segunda edição do seminário “O Cinema e a Produção Audiovisual como Componentes da Educação Ambiental” traz debatedores do calibre de Rosa Berardo, Débora Torres, Ângelo Lima e Jacqueline Vieira para discutir como as novas tecnologias de produção do cinema e do audiovisual podem contribuir com o processo de conscientização e sensibilização ambiental, e como os educadores têm utilizado estas novas tecnologias dentro do processo cognitivo de estudantes e da população em geral quanto à conscientização ambiental. O seminário vai ocorrer na manhã da quarta-feira, dia 12.

A programação conta ainda com a apresentação do filme DamNation, sobre grandes barragens e a segurança hídrica nos Estados Unidos, seguida de palestra sobre o Plano de Recursos Hídricos de Goiás. Outros filmes de grande repercussão no Fica de 2014 que voltam este ano para se relacionar com a realidade ambiental goiana são Waste Africa, que aborda o grave problema socioambiental do lixo; e o filme Dammed, sobre o paradigma moderno do desenvolvimento e da produção de energia elétrica por meio de grandes barragens e usinas nucleares, com debate sobre a geração de energia limpa.

Circuito Nacional

Pelo segundo ano consecutivo, a Secima leva para o Fica os filmes do Circuito Tela Verde, uma parceria com o Ministério do Meio Ambiente, que exibirá mais de 50 filmes e animações de caráter ambiental em mais de 1.300 salas em todo o País.

A Secima inova ao promover a primeira exposição fotográfica coletiva do Festival. Para participar, qualquer pessoa pode publicar fotos da cidade de Goiás e dos eventos do Fica nas redes sociais (facebook e instagram) e inserir a hashtag #olharesdofica. Uma equipe da Secima vai imprimir as melhores fotos expor no Espaço Secima,  que estará aberto a partir de 12 de agosto.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo