Região Metropolitana de Goiânia registra crescimento do IDHM

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (HDHM) da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) apresentou crescimento no período de 2000 a 2010, conforme avaliação das duas Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) existentes na Região. Em 2000 a RMG apresentava Índice igual a 0,667, situando-se na faixa de Médio Desenvolvimento Humano. Em 2010 saltou para 0,769, passando para faixa de Alto Desenvolvimento Humano, superando o IDHM do Estado de Goiás que registrou 0,735, no mesmo período.

O IDHM mede o Desenvolvimento Humano Municipal, e compreende indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.  A dimensão que mais contribui para o IDHM da RMG foi Longevidade, com índice de 0,836, seguida de Renda, com índice de 0,786, e de Educação, com índice de 0,691. A RMG se posiciona em 10ª posição entre o ranking das 16 regiões metropolitanas brasileiras segundo o IDHM, Sendo que São Paulo apresenta o maior IDHM 0,794, e Maceió o menor é 0,702.

Especificação

Observando os resultados da RMG, em 2010, o IDHM variou de 0,953 a 0,612. O maior valor (faixa muito alto) está localizado nas UDHs (bairros nobres) da capital e nos condomínios horizontais (Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo). Já o menor valor (faixa médio) está situado nas UDHs de Aparecida de Goiânia e Trindade.

A análise do IDHM mostra uma nítida evolução durante uma década, ou seja, a RMG salta da faixa de muito baixo para faixa médio de desenvolvimento. Mas sob o olhar da dinâmica do cenário socioeconômico atual retrata, ainda, desigualdade existente na RMG, sobretudo na área social. A problemática da mobilidade urbana registra o caos urbano. Já no saneamento destaca a questão dos resíduos sólidos que atinge a saúde da população.

Enfim, como solucionar e/ou amenizar os problemas em comuns do território metropolitano? O melhor caminho se mostra por meio da gestão compartilhada das políticas públicas de interesse comum, do esforço coletivo de todos os atores envolvidos, objetivando o desenvolvimento sustentável da região e a melhoria do bem-estar da população.

Para saber os detalhes acesse o Portal Atlas Brasil – http://www.atlasbrasil.org.br. Nele estão contidos o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) além de mais de 200 indicadores socioeconômicos da RMG e de suas 256 Unidades de Desenvolvimento Humano. Uma ferramenta gratuita de acesso a informações, útil tanto para os gestores públicos quanto para a sociedade em geral.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo