Edição da série Recitais Vilaboenses homenageia o músico Tião Curado

O músico Sebastião da Silva Curado, conhecido como Tião Curado, será o homenageado da série Recitais Vilaboenses, nesta sexta-feira, 26 de agosto, na Cidade de Goiás. O espetáculo, ao som de trompete e piano, terá início às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, com entrada gratuita. As atrações são o trompetista Antônio Cardoso e o pianista Roberval Linhares Rosa, interpretando obras dos compositores Guillaume Balay, Eugène Bozza, Maurice Ravel, José Ursicino da Silva, Seymour Bernstein, George Gershwin, além de clássicos de Pixinguinha, J. Pirahy, Joaquim Edson de Camargo, João Ribeiro da Silva e Zequinha de Abreu.

A Série Recitais Vilaboenses é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com a Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento é realizado toda última sexta-feira de cada mês, homenageando sempre uma personalidade local.

Os músicos Antônio Cardoso e Roberval Linhares Rosa são professores da UFG. Os artistas possuem significativas premiações, e atuam em várias formações instrumentais e orquestrais no Brasil e no exterior. Antônio Cardoso, por vinte anos, ocupou a posição de primeiro trompete da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (ES). Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) adquiriu os títulos de mestre e doutor em Música (práticas interpretativas).

Já Roberval Cardoso é doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e bacharel em Música, instrumento Piano, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  É autor do livro Como é Bom Poder Tocar Um Instrumento Pioneiro na Cena Urbana Brasileira, obra contemplada com o prêmio Funarte de Produção Crítica em Música, em 2013.

Homenageado

Sebastião da Silva Curado nasceu na Cidade de Goiás, onde coordena, há mais de 30 anos, a Semana de Nossa Senhora das Dores, no município. O músico também está a frente da parte musical de celebrações como a Procissão do Fogaréu, Quaresma, Semana de Passos e das tradicionais Missas de Lava Pés. Sebastião Curado é responsável ainda pelos cantos do Bouquet, na Catedral de Santana, e pelo Canto de Perdão, na capela da igreja de São Francisco. Além de suas atividades Tião Curado também é regente dos corais Rosarium, Filhas de Maria, Quinteto Boas Novas, Aquarela de Vozes e Coral Solo da Cidade de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo