Raquel Teixeira apresenta balanço de gestão da Educação, Cultura e Esporte em 2017

A secretária Raquel Teixeira apresentou o balanço de gestão 2017 da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás) na quinta-feira (21/12), durante café da manhã com a imprensa no terraço do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Durante apresentação, a secretária abordou as principais ações realizadas ao longo deste ano nas três áreas (Educação, Cultura e Esporte) graças aos investimentos destinados pelo Governo de Goiás. “Muita gratidão pelo olhar sensível do governador Marconi Perillo para a educação, a cultura e o esporte”, disse.

Entre os avanços destacados pela secretária estão as políticas públicas que fomentaram a cultura, o acompanhamento de investimentos, o uso otimizado e valorizado de recursos públicos, os diversos eventos esportivos, a criação do Caderno Aprender +, além das ferramentas que o sistema educacional de Goiás utiliza para aprimorar os resultados, como a Avaliação Dirigida Amostral (ADA) e o Goiás 360.

“Juntos, nós caminhamos mais longe. Essa é uma orientação que existe há três anos, período em que temos buscado a excelência e a equidade em todas as áreas. Nós queremos que cada aluno, cada artista, cada atleta tenha condições de desenvolver seu potencial máximo. A Seduce existe para criar oportunidade para que crianças, jovens e adultos desenvolvam seu potencial pleno. A gente encerra 2017 com o sentimento de dever cumprindo, atingido várias metas”, afirmou Raquel.

Ações para 2018

O ano, que foi de muitas atividades, desagua em 2018, já com muitas novidades. A rede estadual de ensino passará a contar com mais 27 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), sendo 19 de Ensino Médio e oito de Ensino Fundamental. Dentro do programa de investimentos Goiás na Frente – Educação, serão entregues no ano que vem 50 novas escolas padrão século 21, sendo que 26 delas já estão em fase de conclusão. Além destas, outras 17 unidades estão em processo de licitação, totalizando 67 novas unidades.

Na área cultural, Raquel Teixeira anunciou para janeiro de 2018 a licitação para a construção de prédios, dentro do Circuito Cultural da Praça Cívica. Será criado o Museu do Alimento, em parceria com o Museu do Amanhã e o Museu de Ciência de Londres, que vai ser um museu interativo, moderno, que culmina com o ponto de gastronomia no final. Também já foi autorizado mais de R$ 10 milhões para a Lei Goyazes. A Biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer está com a licitação pronta, aguardando apenas o término da reforma do espaço. Além dela, os centros culturais que serão construídos nos maiores munícipios de Goiás estão em fase de licitação.

Para a área esportiva, uma das novidades já no primeiro mês de 2018 será o lançamento do projeto Gibinha, que é uma parceria com o ex-jogador de vôlei Giba. Trata-se de um projeto social para crianças goianas. A iniciativa consiste em capacitar professores de educação física que ministram aulas de vôlei. Além de aprender sobre a modalidade esportiva, os participantes, que têm idade entre seis e 15 anos, aprendem sobre alimentação saudável e cidadania. Goiás será o terceiro Estado a receber o programa.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo