Rádios Brasil Central AM e FM fazem história na comunicação goiana

As rádios Brasil Central 1270 AM e RBC 90,1 FM fazem aniversário nessa sexta-feira (3/3). A AM completa 67 anos e a RBC FM, 44 anos. As emissoras, que cresceram junto com o Estado, comemoram desenvolvimento, credibilidade e parceria com seus ouvintes. Seu conteúdo produzido diariamente integra a rotina dos goianos com produções autorais de slogan, seleta lista de músicas, novidades do esporte e noticia sobre o Brasil e o mundo.

Fundada em 1950, a 1270 surgiu como Rádio Jornal Brasil Central S/A com o objetivo de lutar pela transferência da capital federal, na época o Rio de Janeiro, para o Planalto Central goiano. Em 1962, foi adquirida pelo governo estadual, passando a ser uma das empresas do Consócio de Empresas de Radiofusão e Notícias do Estado de Goiás (Cerne), que também possuía a Imprensa Oficial de Goiás. Grandes coberturas e furos jornalísticos foram dados pelas equipes de jornalismo da emissora.

Atualmente, a emissora está no ar com programas musicais, noticiosos e esportivos – transmissão 24 horas, tudo produzido pelas suas equipes próprias. As principais notícias de Goiás, do Brasil e do mundo o ouvinte pode conferir no radiojornal O Mundo em Sua Casa e em boletins informativos. Os programas musicais trazem trabalhos populares com enfoque nas músicas regionais. Muitos talentos goianos foram revelados pela Rádio Brasil Central. A cobertura esportiva é realizada pela equipe conhecida como Escrete de Ouro, uma das mais tradicionais do estado de Goiás.

O alcance da Rádio Brasil Central, muito antes da ascensão da internet, ultrapassa as barreiras do estado de Goiás e também do Brasil. Já houve registro de ouvintes de países como Japão, Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Moçambique. A história recente dos goianos está nas ondas de rádio da 1270 AM. A Rádio Brasil Central foi a quarta emissora de rádio em Goiás e auxiliou o estado a sair do isolamento pela falta de comunicação.

RBC 90,1 FM

A RBC 90,1 FM desde 1973 traz programação pensada para uma audiência qualificada. O enfoque são músicas de qualidade e notícias atualizadas para um público exigente. A música popular brasileira tem destaque na RBC e os artistas regionais tem espaço garantido na programação. A RBC FM foi a segunda emissora a operar em frequência modulada em Goiânia, mas foi a primeira transmissora FM aberta. A 90,1 FM pode ser sintonizada na capital goiana e em raio de 150 quilômetros.

O radiojornalismo do Sistema Brasil Central de Rádio é o um dos mais premiados de Goiás. As equipes das duas rádios receberam desde 2011 mais de 50 prêmios em concursos de jornalismo. Além do reconhecimento regional, o Sistema Brasil Central de Rádio é prestigiado em nível nacional, como em 2013, quando ganhou o primeiro lugar na etapa nacional do 5º Prêmio Sebrae de Jornalismo e, em 2014, o primeiro lugar no 1º Prêmio Correios de Jornalismo, ambos na categoria radiojornalismo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo