Pronto Atendimento do Ipasgo fez mais de 60 mil procedimentos em2015

O Pronto Atendimento Pediátrico Dr. Henrique Santillo, unidade exclusiva do Ipasgo para atenção de crianças e adolescentes com até 14 anos, fechou 2015 com um número expressivo de pessoas atendidas. A unidade concentra os serviços de urgência e emergência e tem regulação no local, para encaminhar casos mais graves para clínicas e hospitais conveniados.

Em 12 meses, a unidade, implantada em parceria com a Nova Clínica, realizou mais de 60 mil atendimentos, entre consultas, exames laboratoriais e de imagem, além de outros serviços oferecidos no local. Em média, são mais de 160 atendimentos todos os dias. E o que mais impressiona é a resolutividade do serviço: cerca de 98% dos pais que chegam ao pronto atendimento, têm o problema dos filhos resolvido ali mesmo, sem a necessidade de transferência para outra unidade. E quando se trata de casos mais graves, que requerem um serviço especializado ou internação, a regulação para hospitais da rede credenciada é feita no local e a transferência, em ambulância ou UTI Móvel, que ficam disponíveis 24 horas por dia. Sem nenhum ônus extra para o usuário. Nos casos de crianças que necessitam de UTI, um médico do Pronto Atendimento acompanha o paciente até a internação.

Segundo o diretor técnico da unidade, Luís Fernando Boaventura, este índice de resolutividade é superior ao de outras clínicas e hospitais não só de Goiás, mas de todo o país. Ele explica que este resultado se deve a dois fatores, sendo um deles a estrutura montada. “Aqui mesmo os pacientes fazem exames laboratoriais e de imagens, pequenos procedimentos como suturas e drenagem de abcesso. Temos 12 boxes de observação, onde as crianças com dengue, por exemplo, são hidratadas. Temos sempre medicamentos à disposição. Isso tudo contribui para a alta resolutividade”, esclarece. Além da estrutura de atendimento a casos mais simples, o Pronto Atendimento Pediátrico também oferece suporte para o atendimento de casos mais graves até a transferência para outra unidade.

Acima da média.

Outro ponto apontado pelo médico para que o índice esteja acima da média é a experiência do corpo clínico que atua na unidade. “Em todos os plantões, pelo menos um dos pediatras tem experiência em casos graves, alguns inclusive, já tendo atuado em UTI. Isso garante que qualquer tipo de urgência e emergência que chegar aqui nós temos condições de dar o melhor atendimento”, disse.

O diretor  aponta ainda que uma grande dificuldade enfrentada inicialmente pelos usuários era o encaminhamento de casos que exigiam cirurgias de alta complexidade, como as cardiológicas e neurológicas, o que também foi resolvido com a volta do Hospital da Criança à rede credenciada. “Isso foi uma grande conquista, pois o hospital é a referência em toda a Região Centro-Oeste neste tipo de procedimento. E hoje nós podemos afirmar com certeza que absolutamente todos os casos que chegam no pronto atendimento, estamos aptos a atender e resolver”.

O Pronto Atendimento Pediátrico do Ipasgo funciona ininterruptamente e conta com 2 pediatras a cada plantão. Por causa da alta demanda, em horários de maior pico, 3 profissionais trabalham, assegurando assim, rapidez no atendimento. Em 2015, a unidade passou por uma ampliação para dar mais conforto aos pais e às crianças que chegam ao local.

 

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