Projeto turístico praticado em Goiás atingirá todo o Brasil Central

O Programa Experiências na Natureza – Circuito Vivências ao Ar Livre, da Goiás Turismo, será desenvolvido em todos os Estados que fazem parte do Consórcio Brasil Central: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,Tocantins, Rondônia, Goiás e Distrito Federal. A inclusão do Experiências na Natureza entre as prioridades comuns aos estados que integram o consórcio foi aprovada pela Câmara Temática do Turismo, em Brasília. O Programa foi criado há dois anos com o objetivo de desenvolver atividades de turismo nos parques estaduais, nacionais e em áreas naturais do Estado de Goiás, promovendo o ecoturismo e o turismo de aventura.

Foram realizadas várias expedições e atividades na natureza como caminhadas, corridas, cicloturismo e provas de mountain bike. Faz parte do Programa a melhoria da sinalização turística e interpretativa em trilhas e atrativos naturais. No Experiências na Natureza, a Goiás Turismo trabalha em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Secima), Saneago, Corpo de Bombeiros, ICMBio, prefeituras municipais, diversas empresas e grupos de moutain bike.

Segundo o gerente de Projetos, Produtos e Pesquisas Turísticas da Goiás Turismo, João Lino, o programa atraiu atletas, ecologistas e amantes de atividades de aventura de vários Estados e se tornou referência para o Brasil. Ele comemora a aprovação pela Câmara do Consórcio Brasil Central, lembrando que os estados beneficiados poderão aproveitar todo o potencial das Unidades de Conservação em produtos turísticos que possam criar diferencial competitivo para essas localidades.

A Goiás Turismo possui cooperação técnica com a Secima para melhorar, qualificar e promover o turismo nas Unidades de Conservação do Estado como o Parque Estadual Serra de Caldas Novas, Parque Estadual dos Pireneus, Parque Estadual de Terra Ronca, Parque Estadual Altamiro Moura Pacheco e APA do Pouso Alto, onde está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Atualmente está sendo desenvolvida uma cooperação internacional com o Serviço Florestal Norte Americano – US Service Forest para melhorar as infraestruturas, legislação e qualificação profissional das atividades turísticas que acontecem nas Unidades de Conservação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo