Programa de Educação Fiscal de colégio goiano conquista prêmio nacional

O Colégio da Polícia Militar Nestório Ribeiro, de Jataí, foi contemplado com o primeiro lugar no prêmio Nacional de Educação Fiscal. A entrega do prêmio ocorreu durante reunião nacional dos grupos estaduais de Educação Fiscal, em Brasília, na Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf). A cerimônia foi na noite de quarta-feira (9/11).

Para a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, o prêmio representa a valorização das iniciativas de Educação Fiscal que vêm sendo apoiadas pelo Governo de Goiás e que vêm ajudando a criar consciência fiscal nas escolas. “Estamos, com esse trabalho, criando cidadãos melhores, mais conscientes de suas obrigações e de seus direitos. Cidadãos que entendam a função social do tributo e a importância da regularidade fiscal para que o Estado consiga cumprir suas obrigações b´sicas, fornecendo serviços de qualidade e protegendo os que precisam”, avaliou Ana Carla.

Além do coordenador do Grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás, José Humberto Corrêa de Miranda, e da  major Selma Rodrigues, diretora e comandante do colégio Nestório Ribeiro, estavam presentes no evento, o superintendente da Receita, Adonídio Neto Vieira Júnior e o chefe de gabinete da pasta, Sergio Oliveira.

Implementação

A major Selma Rodrigues, diretora e comandante do colégio Nestório Ribeiro, afirma que alunos e professores da instituição desenvolvem ações referentes aos conteúdos de Educação Fiscal desde 2014. As atividades que envolvem Educação Fiscal extrapolam os limites do colégio. Em 2015, na ocasião da inauguração do Programa Nota Fiscal Goiana, motivada pelo Gefe/GO, a comunidade escolar, composta por professores, servidores administrativos e aproximadamente 1200 alunos, se organizou para visitar feiras, shoppings, comércio local e outras escolas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da inserção do CPF nos cupons fiscais.

De acordo com a diretora do colégio, o trabalho de sensibilização desenvolvido pela comunidade escolar fez com que em menos de um mês o número de inscritos de Jataí no Programa Nota Fiscal Goiana aumentasse cerca de 100%, além de maior adesão por parte das empresas locais. Em 2016, ano de eleições, o trabalho de sensibilização fez com que os três candidatos à prefeitura de Jataí, durante debate realizado no colégio, assumissem publicamente o compromisso de inserir, no âmbito do ensino municipal, os conteúdos de Educação Fiscal no currículo escolar.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo