Programa Ação Cidadã faz mais de 220 mil atendimentos de janeiro a julho

O Programa Ação Cidadã já realizou este ano mais de 220 mil atendimentos prestados de Norte a Sul do Estado. Para agosto, estão programadas ações em oito municípios, quando a população terá á sua disposição dezenas de serviços públicos. São eles Hidrolândia, Guapó, Palminópolis, Cavalcante (Vão das Almas), Nerópolis, Catalão, Diadema em Terezinha de Goiás e Chapadão do céu. A comunidade negra kalunga que vive em Cavalcante há mais de 300 anos, será beneficiada com atendimentos do Ação Cidadã.

Mais de 40 servidores da Secretaria Cidadã ficam à disposição servindo à comunidade oferecendo serviços totalmente gratuitos: recreação para crianças, apresentações culturais, retirada de segunda via de documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF), Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, 2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento, oficina de artes, corte de cabelo, fotografia, entrega de mudas de plantas e muito mais.

Em agosto, o Ação Cidadã atendeu Hidrolândia, no dia 1º, e terá edições em Guapó (dia 4), Palminópolis (7), Cavalcante – Vão das Almas (13 e 14), Nerópolis (17), Catalão (19 e 20), Diadema em Terezinha de Goiás (24 e 25) e Chapadão do Céu (30). A secretária Lêda Borges afirma que a prioridade é atender os municípios que não possuem Vapt-Vupt.

Direito ao nome

Outro serviço diferenciado oferecido no Ação Cidadã é o programa Direito ao Nome, que garante o registro de nascimento gratuito para pessoas de baixa renda. O programa da Secretaria Cidadã é executado por meio da Gerência de Cidadania e Justiça Social. É feito uma busca ativa das pessoas que não têm registro nos municípios e também a implantação de unidades interligadas de cartório nas maternidades para registro de certidão de nascimento em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça.

“O Governo de Goiás assumiu o compromisso pela erradicação do subregistro civil de nascimento e a ampliação do acesso à documentação básica. O registro é o documento que garante o pleno exercício da cidadania, direito fundamental previsto na Constituição Federal e no Código Civil”, diz a secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã.

O Sebrae é um dos parceiros do programa Ação Cidadã e oferece cursos de capacitação e qualificação a pequenos e médios produtores rurais para comercialização de seus produtos. O público-alvo dos cursos do Sebrae são produtores que atuam de forma individual ou em cooperativas, por meio de programas de Economia Solidária. As oficinas têm cerca de quatro horas de duração e são abertas à comunidade. As palestras são realizadas durante os atendimentos nos municípios que recebem o programa Ação Cidadã.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo