Procon Goiás faz quase 16 mil atendimentos em janeiro

O Procon Goiás iniciou 2017 com números de atendimento à população que traduzem a dimensão do trabalho desenvolvido em defesa dos direitos do consumidor goiano. Em janeiro, o realizou 15.757 atendimentos ao consumidor, sendo, 8.274 atendimentos presenciais. Pelo Disque-Denúncia 151, foram 6.678 atendimentos. As demandas registradas através do Procon Web totalizaram 805. Comparado a janeiro de 2016, houve um aumento de 21,43% no número de atendimentos.

Segundo dados a Gerência de Atendimento ao Consumidor, também foram realizadas 367 audiências; 364 solicitações de cálculos e realizadas 675 negociações, sendo 584 com acordo e 91 sem acordo, totalizando 1.406 procedimentos. O índice de acordos conseguidos pelo Procon Goiás permanece acima de 85%. Os números apresentados pela Gerência de Fiscalização também comprovam que o primeiro mês do ano foi de muita atividade. O Procon fiscalizou 476 estabelecimentos comerciais, com apreensão de 886 kg de produtos impróprios para o consumo. Em relação a janeiro 2016 o quantitativo de produtos apreendidos foi 49,92% maior.

Ainda em janeiro último, o Procon Goiás realizou 2.240 cálculos para 370 consumidores, segundo informa a Gerência de Pequisa e Cálculo. O número de consumidores atendidos foi 41,22% maior que em janeiro de 2016, onde 262 pessoas procuraram o serviço. O Núcleo de Renegociação de Dívidas (NRD,) que auxilia os consumidores goianos na prevenção do super-endividamento, atendeu em janeiro deste ano 675 consumidores. Em janeiro de 2016, foram 598. O total de acordos realizados também cresceu chegando a 584. Em janeiro de 2016 foram 560.

Planejamento

A superintendente do Procon Goiás, Darlene Costa informa que o Procon trabalha com metas e muito planejamento. “Reuniões de trabalho diárias e a implementação de novas tecnologias estão sendo realizadas para atender de forma racional os consumidores que nos procuram com denúncias e reclamações. Mesmo trabalhando com um número menor/reduzido de funcionários, nosso objetivo é dar retorno para o consumidor em menor tempo e com mais eficiência”, afirma.

Darlene Costa ressalta também a importância da Escola de Defesa do Consumidor do Procon Goiás que tem sido referência para o Brasil na capacitação de servidores para melhor atender o consumidor. Vale lembrar que todos os municípios goianos, onde o Procon Goiás está presente, também se beneficiam da Escola.” Com a capacitação esperamos padronizar o atendimento e trabalhar em sintonia com os municípios na defesa dos direitos dos consumidores” conclui.

Governo na palma da mão

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