Procon Goiás divulga pesquisa de preços de brinquedos para o Dia das Crianças

Considerada para os comerciantes como a quarta data mais importante, perdendo apenas para o Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12/10, prevê um volume maior de consumidores em busca do presente, principalmente no próximo final de semana. A expectativa para as entidades que representam o segmento é o primeiro crescimento das vendas em dois anos, quando o comércio registrou índices negativos. 

Pensando justamente em auxiliar esses consumidores que vão às compras, o Procon Goiás está divulgando uma pesquisa de preços com 85 (oitenta e cinco) produtos, coletados em 8 (oito) estabelecimentos da capital de forma a fornecer não apenas uma noção dos preços médios praticados, mas principalmente fornecer orientações para uma compra segura e sem dor de cabeça no pós-venda para os adultos e frustrações para os pequeninos. 

Contudo, o alerta principal do Procon Goiás é que o presente ideal seja aquele que além de atender ao gosto da criança, atentando às normas de segurança e adequado à faixa etária, esteja também adequado à saúde do bolso de quem vai presentear. 

Brinquedos estão em média, 1,33% mais caros

A cada ano são incluídos no mercado novos tipos de brinquedos, por isso, muitos produtos desta pesquisa não figuraram na pesquisa realizada no ano passado.Considerando os produtos que estão em ambas as pesquisas (2016 e 2017), é possível afirmar que, em média, os brinquedos estão 1,33% mais caros. Ainda que a inflação oficial medido pelo IPCA/IBGE acumulado nos últimos dias não seja tão elevado, (2,37%), o aumento médio dos brinquedos está ainda menor que o índice da inflação no mesmo período de comparação.

Variação entre menor e maior preço chega a 132%

Esta foi a maior variação encontrada pelo Procon Goiás e refere-se ao Patins in Line – Kit capacete e joelheira – AD-02 da marca Fenix. O menor valor encontrado foi de R$ 129,00 e o maior chegando a R$ 299,99, variação de 132,55%.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo