Prefeitos do Nordeste Goiano decidem implantar consórcio de Saúde

Prefeitos de 11 municípios do Nordeste Goiano decidiram implantar o Consórcio Intermunicipal de Saúde em sua região. A decisão foi divulgada no “1º Fórum de Gestores Municipais das Cidades da Região Nordeste Goiano – Aliança Doze”, realizado em Posse no fim de maio. .Durante o evento, o gerente das Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, Armando Zafalão Júnior, apresentou a palestra Consórcio Público em Saúde, sanando dúvidas dos prefeitos sobre a implantação deste instrumento de gerenciamento de serviços de saúde, e destacando os benefícios para a gestão e para a população.

Nos próximos dias, os prefeitos dos 11 municípios da Região de Saúde Nordeste II assinarão protocolo de intenções, que representa o início da implantação do consórcio de saúde. “O consórcio público é uma associação entre dois ou mais entes que busca soluções conjuntas para problemas comuns. O associativismo proporciona aos municípios maior poder de negociação para aquisição de insumos e contração de serviços”, ressalta Zafalão.

Aliança Doze

A Aliança doze é uma proposta dos prefeitos do Nordeste goiano, que consiste na criação de uma gestão cooperada entre 12 municípios, com a finalidade de atender às necessidades da população, melhorar o desempenho da gestão, e fortalecer a Região Nordeste junto ao Estado. O primeiro Fórum foi promovido pelo prefeito de Posse, Wilton Barbosa, e tratou de temas ligados a Educação, Saúde e Meio Ambiente.

Durante o fórum, ficou agendado para esta sexta-feira (2/6) a realização da 1ª Assembleia dos Prefeitos, com a presença da coordenadora de Apoio aos Consórcios Públicos em Saúde, Simone Sousa Nicolau Pires, que abordará temas relacionados às etapas para a formalização do consórcio, e será assinado o protocolo de intenções, iniciando assim o processo de implantação do Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Paranã – Cisparanã.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo