Portal do Ipasgo terá navegação mais fácil

Usuários, prestadores e colaboradores que acessam o site do Ipasgo vão notar algumas diferenças nos portais do Instituto a partir da próxima semana. Desde 2014, a Gerência de Planejamento e Sistemas de Informação vem desenvolvendo uma série de inovações para o site. Paralelo a isso, a equipe de TI percebeu que o acesso aos portais (Prestador, Colaborador e Cliente) poderia ser melhorado e otimizado, de forma que a navegação ficasse mais fácil, mas ao mesmo tempo, mais segura. Assim os portais foram reformulados, ganharam novas funcionalidades e os serviços mais acessados foram centralizados num único local.

Ao acessar o site, o prestador entra na página inicial que continua sendo de Comunicados e aberta ao público. Para entrar na área restrita, ele vai logar com número de matrícula e senha. A página que vai abrir a seguir vai conter os principais serviços acessados pelo Prestador, agora bem mais visíveis. Logando a primeira vez, não será mais necessário, por exemplo, que a cada guia emitida, o operador do sistema tenha que colocar matrícula e senha novamente.

O prestador também terá a opção de fazer algumas alterações cadastrais no próprio site como a alteração de email, telefone e endereço. Neste último caso os documentos exigidos para a mudança, como o alvará da vigilância sanitária, poderão ser digitalizados e enviados eletronicamente. A Gerência de Credenciamento recebe a documentação e homologa, ou não, a alteração. Atualmente o prestador tem que se deslocar até a sede do Ipasgo para fazer essas alterações.

O novo portal vai permitir também que cada funcionário dos estabelecimentos prestadores de serviço tenha uma senha individual. Hoje a senha de um prestador pessoa jurídica é única, sendo que todos os funcionários de todas as áreas possuem a senha. Agora cada colaborador terá que se cadastrar e além da senha individual, só terá acesso à sua área de atuação, que será dividida entre atendente e faturista. No caso de desligamento do funcionário, o estabelecimento não precisará mais trocar a senha de todos os outros, bastando bloqueá-lo no próprio sistema.

Portal do Cliente

O Portal do Cliente (usuário) também terá os serviços mais acessados centralizados na primeira página, como a emissão de guias, consulta a processos e contribuições e acompanhamento de procedimentos em auditoria. Em caso de débitos vencidos, ele também poderá fazer a atualização e emissão do boleto para pagamento. Todos esses serviços já estão disponíveis atualmente no site, porém em vários locais, o que causa confusão e exige que o usuário tenha que fazer login várias vezes. Agora estará tudo concentrado no Portal.

A maior novidade para o usuário será a possibilidade de alteração de dados cadastrais do titular e dos dependentes. A cada vez que ele fizer atualização do telefone, endereço ou email, o SIG Vidas, sistema de cadastro de usuários também será atualizado automaticamente. O Portal também terá a opção de ajuda interativa, que vai auxiliá-lo a utilizar os serviços.
O Portal do Colaborador substituirá o Portal de Sistemas, que atualmente é o ambiente que concentra os sistemas aos quais o colaborador tem acesso. Vai diminuir o número de logins que o funcionário tem de fazer. Quando os novos portais forem disponibilizados, o menu atual com os serviços já oferecidos, será mantido durante um período até que os usuários dos sistemas se acostumem com o novo modo de acesso.

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