Ponte sobre Rio Araguaia fortalece a economia e integra o Centro-Oeste

 

Acompanhado pelo governador do Mato Grosso, Pedro Taques, por secretários, parlamentares, prefeitos e a comunidade dos dois Estados, o governador Marconi Perillo cruzou a divisa entre os territórios goiano e matogrossense no sábado (29/7) para realizar um sonho em comum: a entrega da Ponte do Cocalinho, construída sobre o Rio Araguaia. Acompanhado de uma multidão, Marconi inaugurou a ponte, a mais extensa (577 metros) e de maior vão livre do Estado (130 metros no ponto mais alto), e liberou o tráfego de veículos sobre a estrutura, marco de integração do Brasil Central.

Marconi e Taques partiram de lancha de Aruanã até a cabeceira da ponte, ponto a partir do qual foram realizados os atos de inauguração. Marconi se emocionou com os depoimentos e discursos de agradecimento pela entrega da ponte, denominada Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira, homenagem prestada ao líder matogrossense, que atuou pela realização da obra e ficou nacionalmente conhecido por ser o autor da emenda constitucional que propôs o restabelecimento de eleições diretas para a Presidência da República após o fim da ditadura militar.

A Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira recebeu R$ 54 milhões em investimentos, fruto de Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Goiás, o Consórcio Caminhos do Sol e apoio do Governo do Mato Grosso. Ao encurtar a distância entre os dois Estados, beneficiando ainda as economias do Tocantins e do Pará, a Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira fortalece o Brasil Central, com destaque para os negócios relacionados ao turismo, ao agronegócio e à indústria. O Governo de Goiás fez 60% dos investimentos.

“Essa obra representa o fortalecimento econômico de uma região que cresce acima da média nacional. A ponte, além de sua importância estratégica, se torna um cartão postal”, disse o governador Marconi Perillo ao soltar a fita de inauguração, no ponto central da ponte. Fizemos uma obra de excelente qualidade, seguindo os mais altos padrões de engenharia, para que a Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira seja um elo econômico e cidadão forte entre nossos Estados, unidades federadas irmãs, que têm o mesmo objetivo, que é melhorar sempre a qualidade de vida de nosso povo, promovendo o emprego e a renda”, disse Marconi.

Força do Centro-Oeste

O governador Pedro Taques, ao se comprometer a fazer a pavimentação até a Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira, afirmou que “é preciso mostrar ao País que o Brasil precisa do Centro-Oeste, o que só acontecerá com líderes como Marconi Perillo. Nós temos dificuldades, mas eu não choro, eu vendo lenços. Um governador não tem que inventar desculpas, mas trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, disse.

“Essa obra representa a integração social e econômica de duas cidades, de dois estados. O próximo passo é pavimentar as rodovias que ligam a ponte a Cocalinho, pelo Mato Grosso; e a São Miguel do Araguaia, do lado goiano. Nosso governo já está trabalhando na licitação dessa obra de 64 quilômetros”, pontuou o vice-governador José Eliton. As obras foram realizadas pela Secretaria de Estado de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente (Secima), sob a coordenação do titular Vilmar Rocha. “A história dessa região se divide em antes e depois da entrega da Ponte Governador Dante de Oliveira”, disse Vilmar.

A prefeita de Cocalinho, Dalva Peres (PSDB), destacou que o local onde foi construída a ponte era chamado, por alguns, de “vale do esquecimento”. “A referência correta é vale do progresso porque essa ponte não liga dois estados, ela une dois estados. Eu estou emocionada e me sinto agraciada por Deus por ter sido eleita na época de inaugurar essa obra”.

A ponte é o maior vão livre que Goiás já construiu, com 577 metros de comprimento, mais o encabeçamento de 800 metros de aterro do lado goiano, vão central de 150 metros e elevação de 50 metros da linha d’água, o que permitirá a navegação comercial no trecho do Rio Araguaia. A obra foi edificada por meio de Parceria Público Privada (PPP) entre o Consórcio Caminhos do Sol e o Governo de Goiás, totalizando R$ 54 milhões (60% do Governo de Goiás e 40% do consórcio).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo