Plano da Região Metropolitana vai debater recursos ambientais e expansão urbana

Em continuidade à série de oficinas temáticas para elaboração do Plano Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDIRMG), será realizada no dia 3 de abril a segunda oficina, que terá como tema “Os Desafios da Região Metropolitana de Goiânia: Recursos Ambientais e Expansão Urbana​ (uso e ocupação do solo)”. O evento será na Câmara Municipal de Terezópolis de Goiás, das 13 às 18 horas, e reunirá prefeitos, secretários municipais e entidades da sociedade civil.

O Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia – PDIRMG está sendo elaborado pela Secima e pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O principal objetivo é a implantação da Região Metropolitana, adaptando a legislação estadual ao novo Estatuto da Metrópole, Lei 13.089, de 12 de janeiro de 2015, que busca solucionar os gargalos hoje existentes, além de proporcionar maior autonomia na implementação das funções públicas de interesse comum aos municípios que compõem a RMG.

A Região Metropolitana de Goiânia foi criada pela Lei Complementar nº 27, de 30/12/1999, e é composta por 20 municípios: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela vista de Goiânia, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Catruaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás, Trindade.

As oficinas do PDIRMG serão realizadas nos 20 municípios que compõem a Região Metropolitana de Goiânia. A primeira ocorreu em Trindade e discutiu a questão da mobilidade. O objetivo é consolidar a convergência entre os municípios envolvidos no processo para a aplicação das diretrizes na rede de transporte coletivo, mobilidade, abastecimento de água, conforto ambiental e técnico, além da otimização de serviços sociais gerando uma melhoria na qualidade de vida do cidadão da RMG.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo