Patrulha Maria da Penha leva mais segurança às mulheres de Anápolis

Na próxima terça-feira-feira, 02 de fevereiro, a Patrulha Maria da Penha será inaugurada no município de Anápolis. O lançamento será no 4º BPM Av. Brasil Sul s/nº Bairro Jardim Gonçalves, às 9 horas da manhã. Criada em 2015, a patrulha é composta por equipes de policiais militares femininas que além das ações preventivas, promovem o atendimento qualificado às ocorrências de violência doméstica e familiar, apoiando o cumprimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei 11.340/2006. Serão disponibilizadas duas viaturas e três policiais femininas para atender a região, sendo uma comandante e duas cabos, além de dois soldados motoristas das viaturas.

O serviço começou em março do ano passado na região Noroeste de Goiânia, que compreende cerca de 80 bairros de Goiânia. Atualmente possui uma unidade operacional com sede na Base Administrativa da PMGO,no setor Marista. A equipe é comandada pela Tenente Coronel Silvana e conta com 17 policiais militares, sendo 10 policiais femininas.

Entre as atividades realizadas pela Patrulha Maria da Penha, estão o apoio e a parceria realizado junto às Delegacias Especializadas de Atendimento á Mulher, (DEAMs), realizando o acompanhamento de mulheres que queiram retirar os bens pessoais de sua residência e que sentem medo de realizarem isso sem o auxilio policial. No ano passado foram realizados cerca de 20 apoios policiais às mulheres que solicitaram a presença da patrulha.

A secretária destaca que o programa deve ser contínuo: ”A mulher precisa de uma assistência diferenciada, é um projeto que deu certo em Goiânia e agora vamos estender aos demais municípios. Tudo isso é muito bom, mas é preciso que busquemos ainda outro patamar de atenção para a importância que possuímos hoje”, afirmou.

Atualmente a Rede de Apoio à Mulher em Goiás é composta por 26 delegacias especializadas, uma casa de passagem em Valparaíso, seis núcleos especializados de atendimento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de vulnerabilidade e um Centro de Referência Estadual de Igualdade situado na Avenida Goiás,no centro de Goiânia.

Já confirmaram presença no evento, o secretário de segurança pública Joaquim Mesquita, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás, Coronel Sílvio Benedito Alves, a secretária Cidadã Lêda Borges, a Superintendente Executiva dos Direitos Humanos, Onaide Santillo e o Comandante do 3º CRPM de Anápolis, coronel José Antônio de Lemos.

Atendimentos

Em 2015 foram realizadas 1310 (mil e trezentos e dez) Acompanhamentos de Medidas Protetivas de Urgência; Foram feitos a condução de mais de 15 (quinze) casos de descumprimento de MPU às Delegacias Especializadas; Foram realizadas 17 (dezessete) prisões em flagrantes, tanto pela Lei Maria da Penha, quanto por roubo, receptação, porte ilegal de munição, dentre outras ocorrências. Em julho de 2014, foram somados 536 registros de ocorrências com a Natureza Violência Doméstica contra a Mulher, em contrapartida no mesmo período em 2015 foram registrados 293 casos, totalizando 46% de redução deste tipo de natureza de crime.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo