Parceria entre UnB e Saúde vai capacitar servidores da atenção básica de saúde

O governo pretende tornar Goiás mais competitivo em saúde. Um dos pilares deste projeto é a qualificação profissional dos servidores atuantes na Atenção Primária à Saúde. Por meio de um convênio com a Universidade de Brasília (UnB), a Secretaria da Saúde (SES-GO) dá início, a partir deste mês, ao Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias. A aula magna proferida pelo médico Fernando Cupertino, assessor especial do Conselho Nacional de Saúde (Conass), aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 16, no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremego).

O curso destina-se aos 8.249 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos 2.807 Agentes de Combate às Endemias (ACE) que atuam na atenção básica de saúde dos municípios do Estado de Goiás. As aulas serão a distância por meio de uma plataforma desenvolvida pela Universidade de Brasília. As aulas da primeira turma têm início neste mês de dezembro. O curso prosseguirá, no período de 2017 a 2018, até completar todas as turmas.

Depois de 220 horas-aula, os agentes participantes serão capazes de atuar junto às equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, etc), no desenvolvimento das ações de cuidado e promoção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividade. O investimento neste curso de atualização é de R$ 4 milhões. A atenção primária à saúde é a porta de entrada do cidadão no serviço de saúde. É esse serviço, desenvolvido pela equipe do Programa Saúde da Família, que trabalha a prevenção de doenças, o que significa pessoas menos doentes e economia de recursos públicos.

Mais eficiência

A Rede Conecta SUS será a principal parceira desta atividade de extensão, pois tem estrutura tecnológica compatível para o desenvolvimento do projeto. As aulas estarão disponíveis na plataforma, conforme o link de acesso do e-mail pessoal, para que o aluno no decorrer de três meses possa acessar e realizar suas atividades. Os ACS e ACE atuantes em áreas distantes, sem acesso à internet, devem se deslocar para o local de acesso à rede mundial de computadores mais próximo de sua área de atuação ou moradia.

A aula magna contou com a presença do secretário da Saúde, Leonardo Vilela, prefeitos e representantes do Conselho Municipal de Secretários de Saúde (Consems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e da UnB. Também participaram representantes da Universidade Federal de Goiás, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Estadual de Goiás e outras instituições de ensino superior. O evento contou com a presença de um grupo de 400 agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias da primeira turma.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo