Palestra para servidores dos Vapt Vupt focaliza a ética no serviço público

Ética no Serviço Público foi tema de palestra proferida hoje (11/8) no Encontro Técnico do Vapt Vupt pelo gerente de Transparência da Controladoria Geral do Estado, Eduardo Aires Berbert Galvão, como parte da programação proposta pela Secretaria de Gestão e Planejamento. Ele ressaltou que este é um momento muito importante, de pré-eleição, para a discussão da ética no serviço público. Explicou a diferença entre moral e ética: a primeira como hábito arraigado e aceito pela sociedade, e a ética como o que se pensa sobre a moral e os conceitos, e daí a forma como agir em sociedade.

De acordo com Eduardo Aires, para a pessoa saber se é ética, deve fazer a si mesma três perguntas: devo?, posso?, quero?  Se não conseguir respostas para estas perguntas, então ela está em conflito ético”, enfatizou. Aires complementou falando sobre o Código de Ética e sobre como resolver conflitos éticos, enquanto servidor público, representante do Estado, começando por obedecer o código de conduta social conforme esperado de um servidor público. Também foi distribuída cartilha sobre Ética no Serviço Público, um documento elaborado pela Controladoria em forma de revista em quadrinhos que transmite em linguagem simples e direta os conceitos básicos que precisam ser compreendidos, internalizados e praticados pelos funcionários da administração pública estadual.

As atividades dos Encontros Técnicos do Vapt Vupt, que inclui palestras sobre outros temas, oficinas e discussões, serão desenvolvidas até a próxima sexta-feira (15/8), das 8h30 às 12 horas, no Auditório da Celg, no Jardim Goiás. A cada dia participam do encontro de 350 a 400 servidores de cinco unidades do Vapt Vupt. No fim dos Encontros em Goiânia, cerca de 2 mil servidores terão participado do evento. Após esta etapa, a Segplan planeja realizar trabalho semelhante em unidades do Vapt Vupt no interior do Estado.

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