Painel marca abertura da Semana de Combate à Corrupção

Foi aberta na manhã desta quarta-feira, 4/12, a Semana de Combate à Corrupção, ocasião na qual o subcontrolador de Controle Interno e Correição da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Marcos Tadeu de Andrade, mediou o painel “Compliance Público e o Combate à Corrupção”, que abordou a experiência do compliance e do combate à corrupção de representantes de várias instâncias e instituições governamentais e privadas.

Antes, o subcontrolador fez uma breve apresentação sobre os resultados atingidos até o momento com a implantação do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás (PCP), coordenado pela CGE. Marcos Tadeu fez ainda um breve resumo da programação que será desenvolvida ao longo da semana, destacando a programação de quinta-feira, 5/12, quando será assinado pelo governador Ronaldo Caiado de decretos regulamentando a Lei Anticorrupção e o Sistema Correcional. “Seremos ainda mais duros do que temos sido no combate à possíveis tentativas de corrupção no âmbito governamental tanto na prevenção, quanto na detecção e na correição”, destacou.

Painel
melhor2

O delegado Alexandre Pinto Lourenço, superintendente de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, abriu as exposições, fazendo uma apresentação dos indicadores de corrupção que marcam o país. “Segundo a Transparência Internacional, em 2018 o Brasil ocupava a 105ª posição no índice de percepção da corrupção, ao lado de países como Costa do Marfim, Egito, El Salvador, Peru, Timor-Leste e Zâmbia”, pontuou.

Mas, segundo ele, as experiências governamentais de compliance e combate à corrupção tem aprimorado o enfrentamento às práticas ilícitas, nos âmbitos público e privado. “Goiás, por exemplo, se lança na esteira do combate à corrupção de maneira ousada no país, com a adequação e especialização de suas estruturas de governo”, destacou. “Entre as estruturas, a CGE é nossa parceira de segundo a segundo, já que a nossa percepção de crime, na maioria das muitas vezes, só acontece após análises técnicas de inúmeros documentos, por parte da Controladoria”, complementou.

Para Anna Bastos do Valle, advogada, representante da OAB-GO no Conselho Estadual de Transparência Pública e Combate à Corrupção, que atua na iniciativa privada, “a sociedade passa por um processo de mudança cultural e de paradigmas, no qual práticas que antes eram aceitáveis no mundo corporativo e governamental hoje já não são mais”, ponderou.

André de Oliveira Acevedo, secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) em Goiás e presidente do Fórum Goiano de Combate à Corrupção (Focco-GO) e Vitor Gobato, secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) enfatizaram a integração e as parcerias entre os entes governamentais que tornam possível o compartilhamento de tecnologias, o cruzamento de informações e, consequentemente, a detecção de situações que os gestores dos órgãos, por si só, jamais conseguiriam apurar.

Semana
A programação da semana continua com várias atividades. Nesta quinta-feira, 5/12, os olhares estarão novamente voltados para o compliance público, com a apresentação do índice de transparência e dos vencedores, tando do ranking de transparência (Prêmio Goiás Transparente), quanto do Programa de Compliance Público.

Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado fará assinatura dos decretos regulamentando a Lei Anticorrupção, o Sistema Correcional e lançando o Curso EAD de Ética com Professor Clóvis de Barros Filho.

No dia 6/12, pela manhã, haverá um balanço interno de todas as atividades promovidas pela CGE no ano de 2019. O encerramento se dará no dia 9/12, com a apresentação dos resultados do projeto Estudantes de Atitude, seguida da premiação do Game da Cidadania e do Concurso de Desenho e Redação – ambos da Controladoria-Geral da União – e das escolas vencedoras do projeto (Escolas de Atitude).

 
 
 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo