Organização das Voluntárias de Goiás comemora 68 anos

A Organização das Voluntárias de Goiás completa 68 anos nesta sexta-feira (30/10). O aniversário será comemorado com culto ecumênico às 9 horas desta quinta-feira (29/10), no pátio da OVG, no Setor Bueno, em Goiânia, com as presenças da vice-presidente de honra, Fabrina Müller; da diretora geral da OVG, Eliana França; diretores e funcionários da instituição, além de autoridades e representantes de entidades sociais.

O culto ecumênico será celebrado pelo padre Alcides de Lima, da Paróquia Santíssimo Redentor, que fica na Vila Aurora, em Goiânia; pelo pastor Marcos Antônio Alves José, da Igreja Cristã Evangélica de Campinas; e pelo espiritualista Rômulo César Barbosa Marques, integrante do Centro Espírita Amor e Caridade, do Setor Central. Haverá, também, café da manhã e apresentação com o Grupo Ciranda da Gente, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

História

Fundada em 30 de outubro de 1947, a Organização das Voluntárias de Goiás surgiu da iniciativa de um grupo de mulheres ligadas à Igreja Católica. Idealizada por Ambrosina Coimbra Bueno, então primeira-dama do Estado (esposa de Jeronymo Coimbra Bueno). A instituição foi administrada, em seus primeiros anos, pela Arquidiocese de Goiás – não havia a Arquidiocese de Goiânia à época. O grupo se reunia na Rua 19, no Centro, na antiga Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, para costurar enxovais para bebês, roupas de cama e uniformes escolares, para doação. O trabalho era feito em reuniões semanais com máquinas emprestadas.

Até a década de 1960, a Organização continuou sob a coordenação da Igreja Católica. Para garantir mais visibilidade às ações da instituição, em 1966 a Arquidiocese de Goiânia transferiu o controle da entidade às primeiras-damas estaduais. Atualmente, as ações da OVG beneficiam milhares de jovens, idosos, crianças, deficientes e famílias de baixa renda em todas as regiões do Estado, além de municípios e instituições sociais.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo