Operação Goiás contra Aedes já recolheu 200 mil pneus usados em todo o Estado

Mais uma ação de coleta de pneus acontece hoje (1º/11) às 8 horas, na Praça Santa Cruz, Setor Jaó. Esta operação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás já coletou no Estado, desde o dia 13 de outubro, cerca de 200 mil pneus. O trabalho faz parte da operação Goiás Contra o Aedes, coordenada pela SES, Defesa Civil e prefeituras municipais. No período das chuvas, as visitas domiciliares foram intensificadas no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Todos os pneus, que são criadouros para o inseto que transmite várias doenças, foram levados para reciclagem a cargo da empresa Reciclanip que é parceira do projeto e destinou 25 postos de coleta distribuídos em Goiás.  Segundo o Comandante de Operações de Defesa Civil em Goiás, Coronel Múcio Ferreira dos Santos, a presença de pneus jogados ao ar livre em quase todos os municípios goianos foi detectada durante o primeiro semestre. “Mobilizamos as 42 regionais da Defesa Civil, as Regionais de Saúde e as secretarias municipais de saúde dos 246 municípios para promover nas duas últimas semanas de outubro um recolhimento em massa de pneus”, explica ele.

Os ecopontos, locais para depósito dos pneus e para futura reciclagem, foram definidos para um recolhimento correto desse objeto, que acumula água e produz criadouros que favorecem a eclosão de milhares de larvas do Aedes. A ação, desenvolvida simultaneamente e de forma contínua em todos os municípios goianos, reduziu, significativamente, a quantidade de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Força-tarefa

A força-tarefa Goiás Contra o Aedes foi deflagrada em dezembro de 2015 com o decreto de emergência sanitária assinado pelo governador Marconi Perillo, por conta do agravamento dos casos de microcefalia relacionados a infecção por zika vírus no Brasil, e pelo número de casos de dengue em Goiás. Até agora, mais de 10 milhões de residências goianas foram visitadas por equipes do Corpo de Bombeiros e por agentes de Saúde e de Combate a Endemias para retirada dos focos do mosquito.

A iniciativa foi tão bem sucedida que, nos seis primeiros meses do ano, os índices de infestação do Aedes caíram de 3,99% para 0,21% em todo o Estado. Neste período, cerca de 100 mil focos do Aedes foram eliminados, e 100 milhões de vetores impedidos de nascer, o que representa uma diminuição de 95% do índice de infestação do mosquito em Goiás. Pelos resultados, 30 municípios receberam certificados de Municípios Livres do Aedes. Os demais 216 apresentaram menos de 1% de infestação.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo