Obras de Corumbá IV são retomadas com previsão de conclusão em até 18 meses

Os governadores de Goiás, Marconi Perillo, e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, acompanhados do ministro das cidades, Bruno Araújo, estiveram hoje (11/5) na cidade de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, para anunciar a retomada das obras do Sistema Produtor Corumbá IV, empreendimento que garantirá água potável para o abastecimento dos municípios de Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental, em Goiás, e Santa Maria e Gama, no Distrito Federal.

O projeto é desenvolvido através de parceria entre os governos de Goiás, através da Saneago, do DF, com a Caesb, e do Ministério das Cidades. A Saneago é responsável pela captação de água do reservatório de Corumbá IV, a estação de bombeamento em Luziânia e por 12,7 quilômetros da adutora que transporta a água até a estação de Tratamento de Valparaíso, sob a responsabilidade da Caesb, a quem cabe também a extensão de outros 15,3 quilômetros de adutora. Segundo o governador Marconi Perillo, a expectativa é que todo o complexo seja entregue em no máximo 18 meses. A Saneago já concluiu 60% da captação e 97% da adutora.

O Sistema Produtor Corumbá IV vai atender a mais de 650 mil pessoas, durante a fase inicial de implantação. Depois de completamente pronta, a obra vai beneficiar mais de 2,5 milhões de habitantes da região. “É preciso que fique registrado o empenho permanente do governador Marconi Perillo e do ministro Bruno Araújo para a retoma desta importante obra para a região”, declarou o governador Rodrigo Rollemberg, para quem “há um novo tempo na relação política entre os estados de Goiás e Distrito Federal e a União”.

O governador Marconi agradeceu o ministro Bruno Araújo “pela sensibilidade em dar celeridade à retomada dessa obra”. Segundo ele, “se não fosse a tenacidade e a sensibilidade do ministro, não estaríamos hoje aqui celebrando o reinício dessa obra que, sem dúvida, será uma das mais importantes já realizadas no Entorno do Distrito Federal em todos os tempos”. Durante o rápido discurso que proferiu na ocasião, Marconi reiterou o compromisso de construir o Hospital Regional de Valparaíso de Goiás. “Estamos na fase de aquisição do terreno. Será uma obra fundamental para Goiás, o Distrito Federal e o Brasil”, salientou.

O ministro Bruno Araújo aproveitou a solenidade para anunciar algumas obras previstas no plano de investimentos do Ministério das Cidades para Goiânia e o Entorno. Dentre elas, garantiu que a Pasta irá patrocinar a execução do projeto que permitirá a extensão do BRT que liga Santa Maria a Luziânia, “obra fundamental para dar qualidade de vida às pessoas que perdem horas e horas no deslocamento entre a região e Brasília”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo