Projeto “Conhecendo a CGE” apresenta gerências aos servidores novatos

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) realizou, nesta sexta-feira (18/6), de forma virtual, mais uma edição do projeto “Conhecendo a CGE”, que vem fazendo a ambientação dos novos colaboradores da Controladoria com as principais ações desenvolvidas e com o que faz cada área do órgão. Desta vez, os servidores novatos foram apresentados à Superintendência de Inspeção, à Assessoria de Inteligência em Controle Interno (AICI) e à Gerência de Auditoria e Inspeção de Contratos (GEAIC).
 
Tatiana Lizita, gerente da AICI, explicou que a Assessoria de Inteligência está subordinada à Subcontroladoria de Controle Interno e Correição. Entre as competências, Tatiana destacou a produção de informações estratégicas, a instituição do banco de dados e sua análise e monitoramento. “Hoje trabalhamos com 33 bancos de dados, que realizam atualizações diárias, semanais, mensais e até trimestrais, como acontece com as informações da Receita Federal”, afirmou Tatiana.
 
Outra atribuição da AICI é desenvolver trilhas eletrônicas que, aliadas aos painéis, facilitam a visualização dos dados. A área também é responsável por desenvolver trilhas em parceria. Assim foram feitas 17 trilhas para o Ipasgo e duas em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), uma delas para a análise dos servidores que teriam recebido indevidamente o auxílio emergencial e outra para verificação dos recursos repassados pelo Governo Federal para gastos com a Covid-19, em Goiás. 

A Gerência de Auditoria e Inspeção de Contratos (GEAIC) foi mostrada pelo gerente Djalma Resende. Segundo ele, a equipe é recém-formada e conta com gestores do último concurso de gestores de Finanças e Controle, que assumiram no final de 2020. Um dos destaques do trabalho da GEAIC é a Matriz de Planejamento Padronizada, que tem como foco a execução contratual. Até o momento, a gerência já realizou 31,7% do cronograma anual do Plano Operacional de Ações de Controle (POAC) e concluiu 19 das 54 fiscalizações previstas para esse ano. Em agosto, está agendada a realização do Seminário de Boas Práticas, com cursos e formação em Gestão de Riscos, para além da área de gestão de contratos.

Já a Gerência de Inspeção Preventiva e Fiscalização (GEIPF) é responsável por realizar a inspeção preventiva em órgãos estaduais, nas áreas de bens, serviços, obras, área de convênios, contratos de gestão e parcerias. O gerente Ivo Vilela lembrou que o foco da GEIPF é a atuação preventiva nos processos licitatórios, além de elaborar painéis que possibilitem à alta administração acompanhar a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) desde o início da contratação, possibilitando economia financeira.

Por fim, os servidores conheceram a Gerência de Inspeção de Contas, que tem um perfil voltado para o atendimento das normas legais, com a realização de relatórios padronizados e obrigatórios por lei. Atua na inspeção de contas do governador e dos gestores públicos e na análise do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), que traz um panorama da situação financeira do Estado. As próximas áreas que o projeto Conhecendo a CGE levará ao conhecimento dos novos servidores são as superintendências de Correição e de Auditoria.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás

 
 
 
 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo