Novo sistema vai monitorar focos do Aedes em Goiânia

O monitoramento dos focos do Aedes aegypti em Goiânia será feito com o uso de um sistema especializado e abrangente, composto de informações precisas de todos os imóveis vistoriados e conectado em tempo real com o Ministério Público e a Prefeitura de Goiânia. A estruturação deste sistema foi definida na quinta-feira (18/2), durante reunião realizada no Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS, da qual participaram representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), MP, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Corpo de Bombeiros.

“Pretendemos, por meio deste novo sistema, ter acesso ao número real de focos do Aedes na capital; entrar nos imóveis onde há recusa dos ocupantes e atribuir responsabilidades a estes moradores, inclusive com a aplicação de multas”, pontua o promotor de Justiça Marcus Antonio Ferreira Alves. A estruturação do sistema será feita com o apoio do Corpo de Bombeiros e da SES-GO. Durante a reunião, ficou definido que o formulário a ser usado nas inspeções terá, além dos itens de identificação, informações essenciais para o prosseguimento da ação, entre elas se houve ou não recusa por parte do morador em permitir a entrada da equipe.

Os profissionais impossibilitados de entrar nos imóveis manterão contato com a Polícia Militar, que oferecerá apoio à realização da vistoria. Os ocupantes das residências ou estabelecimentos comerciais nas quais forem constatados focos serão notificados e autuados pela equipe. Além de eliminar os criadouros, os agentes vão definir um prazo para retorno ao imóvel.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo