Novas escolas serão inauguradas no Entorno do DF

A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, informou na terça-feira (22/3) que até o fim do primeiro semestre, o Entorno do Distrito Federal vai ganhar pelo menos mais oito escolas. A novidade foi anunciada durante bate-papo com internautas, que contou com a participação de dois alunos da rede pública: uma aprovada no vestibular da Universidade de Brasília (UnB) e outro que acabou de ingressar no Ensino Médio.

Essa foi a terceira edição do hangout #AEducaçãoEsclarece. Durante 25 minutos, Raquel conversou com os alunos sobre a trajetória deles em escolas públicas, expôs estatísticas dos aprovados nos últimos vestibulares e ainda falou da reformulação pela qual passará o Ensino Médio no País, com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ronald Gabriel e Heloísa Azevedo, de Luziânia, foram os convidados que dividiram espaço com a secretária durante o bate-papo. A jovem, aprovada em Química na UnB, estudou toda a sua vida na rede pública de ensino. “Minha escola era em tempo integral, eu ficava o dia inteiro estudando. Dão uma base muito boa para a nossa preparação”, elogiou.

Raquel parabenizou Heloísa pelo ingresso na universidade e destacou os números da Seduce em 2015. De acordo com ela, dos 47 mil alunos concluintes do Ensino Médio da rede pública de ensino, 22 mil foram aprovados no vestibular. “Cerca de 43% de aprovados é um índice muito bom, estamos orgulhosos do nosso sistema, estamos avançando. A Heloísa faz parte dos 5% que conseguiram vaga em universidades públicas”, disse a secretária.

Já Robert afirmou estar confiante com os estudos. Ele sonha em cursar História e disse que a escola onde estuda oferece suporte. “Conto com ajuda dos professores, aulas mais diversificadas e voltadas para o aprendizado. Mas também queria que fizessem aulas que prendessem mais a atenção do aluno”, sugeriu.

A titular da pasta considerou pertinente a sugestão de Robert, fazendo questão de anotar. Ela comentou que a educação brasileira está passando por profundas mudanças. “Goiás tem sido o Estado mais atuante na contribuição para a BNCC. Brasil é o único lugar no mundo onde o aluno precisa fazer 15 disciplinas obrigatórias. Estamos lutando por um Ensino Médio mais flexível”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo