Novas equipes que atuarão na fiscalização móvel participam de encontro

Cerca de 30 Fiscais Estaduais Agropecuários e Agentes de Fiscalização se reuniram nesta semana, na sede do Fundepec, para um alinhamento institucional dos novos profissionais que atuarão nas unidades móveis em Goiás. Ao todo serão 15 novas equipes que passarão a fiscalizar o Estado, promovendo a sanidade animal e vegetal de Goiás, objetivando a proteção da saúde da população.

Segundo o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, o trabalho terá como objetivo combater a clandestinidade. “Queremos impedir esse tipo de comércio, que deixa de arrecadar impostos, não gera empregos, além de prejudicar o desenvolvimento de comunidades com concorrências predatórias sobre as empresas que operam legalmente”, disse ele durante a abertura do encontro.

O diretor de fiscalização da Agência, Juan Carlos, que também participou da abertura, falou que esse trabalho terá um grande impacto no Estado. Ele disse ainda que neste ano a defesa agropecuária goiana se apresentará como uma das melhores do Brasil. “Temos em nosso quadro profissionais qualificados que cumprirão um papel exemplar frente a essas volantes”, destacou ele.

O gerente de fiscalização animal, Janilson Azevedo, conta que o trabalho das equipes será por meio de escala e abrangerá todo o território goiano. “Serão 15 equipes sob minha supervisão e ainda haverá outras que serão formadas pelas regionais”, diz ele.

O gerente fala ainda que a expectativa é aumentar o número de equipes futuramente. “Sem dúvida queremos aumentar esse quadro, até porque as estratégias de ações devem ser modificadas. Hoje, não dá mais, por exemplo, para ficarmos limitados a ações de postos fixos em nossas fronteiras, cientes da baixa eficácia devido aos desvios utilizados por aqueles que tentam burlar a legislação”, disse ele.

Participaram também do encontro o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Júlio Carneiro; opresidente e o diretor executivo do Fundepec, Alfredo Luiz Correa e Uacir Bernardes respectivamente eo gerente de fiscalização vegetal, Márcio Oliveira.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo