Nota positiva da Saneago deve atrair novos investimentos

Em fevereiro deste ano, a Saneago teve o seu rating afirmado em perspectiva estável. Para entender melhor, o economista da companhia, Diego Augusto Ribeiro Silva, explica que o rating é uma nota de crédito de risco atribuído a um agente econômico que seja emissor de uma dívida. Em outras palavras, é a avaliação da estrutura econômica como um todo da Saneago e a capacidade desta companhia em honrar seus compromissos.

Diego diz que é analisada a capacidade que a empresa tem de gerar receitas, lidar com os investimentos e com a dívida. “Faz a análise independente de todas essas informações e geram projeções, que avaliam o risco que a companhia oferece para o mercado”. Ele ressalta que este bom resultado gera credibilidade para a companhia. “Quanto menor o risco para o mercado, menor será taxa de juros que irá captar”.

Segundo o superintendente de Relações com Investidores da Saneago, Leonel Alves Pereira, no ano passado foi feita uma reestruturação da dívida, redução no prazo dos pagamentos do endividamento, aplicado reajuste, entre outros fatores, que contribuíram para essa imagem positiva da empresa.

A agência que fez esta análise de classificação de risco de crédito foi a Fitch Ratings. Segundo Diego, ao fazer este rating são apontados pontos a serem melhorados e o que deve ser feito para manter uma boa classificação. “Informam os passos que devemos seguir. Se a gente seguir, pode subir a um patamar ainda maior. Mas se não cumprir, pode cair também. Caso aconteça algo relevante, que tenha impacto na saúde financeira da empresa é feita uma reavaliação e pode derrubar o rating também e, automaticamente, o reflexo é pagar juros maiores”, informa Diego.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo