Nerópolis recebe nesta segunda ação Goiás contra o Aedes aegypti

A cidade de Nerópolis recebe hoje (22/2) a força-tarefa Goiás contra o Aedes. A previsão é de que seja finalizada a visita em todos os 9.393 imóveis do município para retirada de objetos que possam acumular água parada nas residências, casas comerciais e lotes baldios. A ação se concentrará no CRAIS da cidade, que fica na Rua Sagrada Família, Qd 8, lt 13, Parque Dom Bosco. O município recebe pela segunda vez a força-tarefa realizada por agentes de saúde, agentes de endemias, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, homens do Corpo de Bombeiros Militar e voluntários, que farão as inspeções residenciais.

No primeiro ciclo de visitas, em janeiro, foram trabalhados 1.073 imóveis e encontrados focos em 76 imóveis e outras 563 casas estavam fechadas. Gizele explica que de janeiro até agora, durante todos os dias úteis, a ação tem se intensificado no município para que o êxito seja alcançado. De acordo com Boletim Epidemiológico da SES-GO, a cidade de Nerópolis registrou 13 casos notificados de dengue nas primeiras seis semanas de 2016.

Balanço

O primeiro ciclo da força-tarefa Goiás contra o Aedes, realizada em janeiro, serviu de referência para o Ministério da Saúde, que enviou representantes a Goiás para conhecer a estratégia adotada. As equipes, compostas por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, bombeiros e voluntários visitaram 1.002.720 imóveis em todo o território goiano. Deste total, 762.563 foram devidamente vistoriados. Os demais 242.752 (o equivalente a 24%) estavam com as portas fechadas.

Nesta segunda etapa, as equipes, com a presença do fiscal de Vigilância Sanitária, têm o respaldo da medida provisória publicada em 1º de fevereiro no Diário Oficial da União, que prevê a entrada forçada de agentes públicos para o combate ao Aedes. Além disso, os fiscais de vigilância sanitária têm a seu favor a lei federal 6.437/77, que concede poder de polícia à categoria durante as inspeções.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo