Na Holanda, Marconi visita um dos maiores polos logísticos da Europa

O governador Marconi Perillo abriu nesta segunda-feira (26/10) a agenda da Missão Europa na Holanda com visita técnica ao Greenport Venlo, um dos maiores parques agroindustriais e logísticos da Europa, localizado na cidade holandesa de Horst aan de Maas. Ele e os demais integrantes da delegação de Goiás conheceram as instalações, os detalhes de operação e a tecnologia embarcada no complexo, com o objetivo de replicar o modelo em Anápolis.

Marconi e a delegação goiana foram recebidos pelo prefeito de Horst aan de Maas, Kees van Rooij, e pelo secretário de Desenvolvimento de Negócios do Greenport Venlo, Leopold Hermans. O governador estava acompanhado do embaixador do Brasil nos Países Baixos, Piragide Tarragô, e do prefeito de Anápolis, João Gomes. O objetivo da delegação goiana é estreitar as relações comerciais e econômicas entre Goiás e o parque holandês, com o objetivo de replicar aexpertise de funcionamento em Anápolis, que abriga o maior centro logístico da região Centro-Oeste.

O Greenport Venlo está estrategicamente localizado na fronteira da Holanda com a Alemanha, a 168 quilômetros da capital holandesa Amsterdã, a 160 quilômetros do Porto de Roterdã, e a 68 quilômetros da cidade alemã de Düsseldorf, um dos centros urbanos mais desenvolvidos e dinâmicos da Europa. Segundo o governador, o Greenport “está para a Europa assim como Anápolis está para o Centro-Norte do Brasil”, daí a importância de o Governo de Goiás estreitar relações comerciais e econômicas com a administração do parque e com as empresas instaladas no complexo”, observou.

Sobre Goiás

Na reunião de trabalho com o prefeito e o secretário de Desenvolvimento de Negócios de Venlo, Marconi falou sobre o Aeroporto de Cargas, a Plataforma Logística e Porto Seco, todos localizados em Anápolis. E deu detalhes sobre o funcionamento e a movimentação comercial da plataforma e do Porto Seco, observando que os resultados alcançados pelo Greenport Venlo serão usados como referenciais para o aperfeiçoamento e o aumento da competitividade do polo logístico goiano.

A Holanda é hoje o principal destino das exportações de Goiás. Mais de 80% da produção goiana endereçada à Europa chega via o porto de Roterdã, o maior do continente. De lá é distribuída para dezenas de países do continente e alguns do Oriente Médio. Em 2014, as vendas goianas para o país somaram 651,4 milhões de dólares, contra 52,1 milhões de dólares de importação (saldo de 599,3 milhões de dólares). O bagaço de soja é o principal produto (344 milhões de dólares), seguido do ferro-níquel (74,5 milhões dólares) e ferro-nióbio (59,4 milhões de dólares). Na importação, os insumos farmacêuticos, como preparação química e hormônios, são o carro-chefe. A Holanda fechou 2014 com o PIB de 866 bilhões de dólares, após crescer 1%.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo