Mutirão em Trindade elimina focos do Aedes

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e a Prefeitura de Trindade, promove ampla ação em Trindade com o objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação no município teve início no dia 8 de junho e será encerrada hoje (14/6). Em apenas três dias de mobilização, as equipes compostas por aproximadamente 200 pessoas, entre agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde, bombeiros, pessoal da limpeza urbana e voluntários, exterminaram os focos em mais de 10 mil imóveis.

A força-tarefa em Trindade está acontecendo de forma estratégica, em função da proximidade da Festa do Divino Pai Eterno, realizada entre os dias 24 de junho e 3 de julho. “Pretendemos deixar a cidade completamente sem criadouros do Aedes como forma de garantir a saúde dos milhares de romeiros que vem a Trindade”, pontua a coordenadora-geral da Regional de Saúde Central, Kênia Barbosa Rocha. O município, localizado a 18 quilômetros de Goiânia, foi palco do projeto-piloto da Ação Goiás Contra o Aedes, desenvolvida com êxito em todo o Estado, o que resultou na diminuição de mais 90% dos focos em Goiás.

Como ocorreu em outros municípios do Estado, as equipes se depararam com imóveis fechados. De acordo com o levantamento da Regional de Saúde Central, cerca de 4 mil imóveis estavam sem ocupantes. Kênia Rocha acentua que os coordenadores das equipes já estão definindo estratégias para retornar e atuar nestes domicílios. A força-tarefa será repetida após a realização da Festa do Divino Pai Eterno, em data a ser definida, para que a cidade permaneça livre dos criadouros do Aedes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo