Museus e bibliotecas da Seduce passam por diagnóstico de conservação

A equipe da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico (SPHA) da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) recebeu na terça-feira (12/1) o conservador e restaurador Stephan Schafer. O roteiro da visita técnica passou pelos museus Pedro Ludovico, Zoroastro Artiaga, Arquivo Histórico Estadual e as bibliotecas Pio Vargas e Braille. Schafer é um profissional alemão reconhecido internacionalmente pela técnica exclusiva de desinfestação de acervos museológicos sem a utilização de produtos tóxicos.

O objetivo da visita de Schafer foi realizar um diagnóstico do estado de conservação dos acervos, compreendendo documentos em papel, películas fotográficas, têxteis, plumárias e objetos tridimensionais. Após o diagnóstico, o conservador vai apresentar uma proposta de trabalho para ser desenvolvida ainda este ano. Como explica a superintendente Tânia Mendonça, da SPHA, o trabalho pode ser realizado com verbas estaduais e federais. “Com o diagnóstico em mãos, vamos buscar os recursos e concorrer a editais que possibilitem o trabalho”, disse Tânia.

Schafer elogiou o empenho da superintende e equipe com os espaços da Secretaria e incentivou a continuidade das boas práticas. “A limpeza dos locais está excelente e a equipe tem conhecimento, sabem o que têm em mãos.”, disse. Ainda, o conservador ressaltou a importância da conservação das unidades culturais. “Patrimônio é a nossa origem, a nossa identificação. O que somos nós sem nosso passado, sem nossa história?”, disse Schafer.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo