Movimento Maio Amarelo será lançado no Detran, segunda-feira

Para chamar a atenção para a necessidade de construção de um trânsito mais seguro, o Governo de Goiás e o Detran-GO, em parceria com empresas privadas e entidades públicas, promovem extenso calendário de atividades consonantes ao movimento Maio Amarelo. O lançamento oficial do movimento, com adesão de empresas privadas e entidades públicas, será realizado na segunda-feira (9/5), às 10h30, na sede do Detran-GO, na Cidade Jardim, em Goiânia.

Entre as ações programadas para o mês, estão iluminação de prédios públicos como o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Palácio das Esmeraldas, Centro Cultural Oscar Niemeyer e a sede da autarquia, implantação de sinalização horizontal e vertical em 78 municípios, apresentações artísticas, distribuição de material, blitzes educativas, cursos de reciclagem, maratona e passeio ciclístico.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier, a violência no trânsito é preocupante e seu combate exige esforço conjunto do poder público e da sociedade. “O Governo de Goiás tem investido pesado em educação para o trânsito, fiscalização e engenharia de trânsito”, pondera. “Temos a consciência de que a educação fará a diferença no trânsito. Por isso, pretendemos focar nessa área”, ressalta. Ele cita como exemplo o programa Balada Responsável, que desenvolve ações educativa e fiscalização”.

Manoel Xavier destaca ainda que além dos investimentos, a autarquia vem, com o Maio Amarelo, exercer o papel de agente de transformação. “Queremos mobilizar a sociedade, não só neste mês, mas durante todo ano, para repensar o seu papel. Somos nós, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que construímos o trânsito. Com as nossas ações que tipo de trânsito estamos fazendo?”, questiona.

Tratamento de vítimas

Segunda causa de morte no país, os acidentes de trânsito se tornaram um dos principais problemas a serem enfrentados atualmente. Em Goiás, em 2014, registrou-se 2.115 óbitos. No tratamento de vítimas de acidentes, foram investidos R$ 9,8 milhões. Entre os maiores fatores de riscos estão o excesso de velocidade e o desrespeito à sinalização e à legislação de trânsito, o que revela que grande parte desses acidentes poderiam ser evitados.

Além dos investimentos em educação para o trânsito, que buscam reduzir os índices de acidentes, o Detran-GO vai converter parte dos recursos arrecadados com multas em auxílio no tratamento de vítimas de acidentes de trânsito. Um convênio entre a autarquia e a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, que está em andamento, prevê o repasse mensal de R$ 1,5 milhão ao o Hospital de Urgência Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). O recurso será utilizado pela ala de traumatologia e reabilitação.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento mundial, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Numa ação coordenada entre o poder público e a sociedade, busca-se colocar em pauta o tema segurança viária, promovendo atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo