Minuta da nova Lei da Região Metropolitana será apresentada nesta terça-feira

Uma nova lei para regular o futuro da Região Metropolitana de Goiânia está em gestação. A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) realiza nesta terça-feira (19/7), a partir das 10 horas, reunião de trabalho destinada à apresentação da minuta da nova Lei da Região Metropolitana de Goiânia, a qual será adequada ao Estatuto da Metrópole, para a definição dos modelos de governança metropolitana.

Trata-se de uma oportunidade para debater a atualização e o aperfeiçoamento da legislação estadual. A reunião vai ocorrer no Auditório Jaime Câmara, no 9o andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na Praça Cívica. O Estatuto da Metrópole aborda o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – instrumento que estabelece, com base em processo permanente de planejamento, as diretrizes para o desenvolvimento urbano da região metropolitana ou da aglomeração urbana.

O plano deve conter as diretrizes para as funções públicas de interesse comum; o macrozoneamento urbano; articulação dos municípios no parcelamento, uso e ocupação no solo urbano; e articulação intersetorial das políticas públicas urbanas. Também deve conter a delimitação das áreas com restrições à urbanização visando à proteção do patrimônio ambiental ou cultural e o sistema de acompanhamento e controle de suas disposições.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo