Ministro do Desenvolvimento visita novamente o Conecta SUS nesta quinta-feira

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e a médica goiana Celina Turchi, eleita como uma das dez cientistas mais importantes de 2016 pela revista Nature, devido à pesquisa que descobriu a relação entre microcefalia e vírus da zika, visitam nesta quinta-feira (5/1) , às 10 horas, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns (Conecta SUS), em Goiânia. Será a segunda vez que o ministro vem ao ambiente tecnológico, que se tornou referência no monitoramento e gestão de indicadores em Saúde Pública. O Conecta SUS fica na Rua SC-1, Nº 299, no Parque Santa Cruz, Goiânia, na sede da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO).

A dupla será acompanhada por equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que conhecerá a estrutura, as tecnologias e os indicadores monitorados pelo Centro. Em sua primeira visita, no fim do último mês de novembro, o ministro enfatizou que pretende usar o Conecta SUS como modelo de um centro nacional com registros de dados da área social de todo o País, em especial para o Programa Criança Feliz. “Vamos fazer um centro nos moldes do Conecta SUS, pra acompanhar a evolução social das famílias em situação de risco; verificar onde é necessário intervir e, principalmente, monitorar o Programa Criança Feliz”, disse o ministro à época.

A comitiva conhecerá o acompanhamento georreferenciado de crianças, de gestantes, incluindo aquelas que tiveram o zika vírus, e ainda os locais onde se localiza os programas das Estratégias Saúde da Família. Ainda terão acesso ao sistema de acompanhamento, em tempo real, das visitas domiciliares para o combate ao Aedes. O grupo é composto pelo secretário Executivo do Ministério, Alberto Beltrame; secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant; secretário de Avaliação e Gestão da Informação, Vinícius de Oliveira Botelho; chefe de Gabinete do ministro, José Henrique Medeiros Pires; subsecretário de Assuntos Administrativos, Paulo Roberto; secretaria Executiva, Teresa Barroso; e equipe de comunicação do Ministério.

Inaugurado em dezembro de 2014, o Conecta SUS monitora todas as informações em Saúde do Estado e, com isso, subsidia técnicos na coordenação de atividades, ações e políticas da SES. Estão, entre outras informações, dados sobre pré-natal, parto cesáreo, taxa de mortalidade infantil, boletins epidemiológicos e números da força-tarefa Goiás contra o Aedes. Em dois anos, o espaço recebeu 21 comitivas de autoridades de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, entre eles governadores e secretários da saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo