Ministro da Saúde conhece instalações do Credeq de Aparecida de Goiânia

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, conheceu as instalações do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) de Aparecida de Goiânia. Foi na sexta-feira (17/7), após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Ambrosina Coimbra Bueno, no município vizinho à capital. O governador e o ministro sobrevoaram, de helicóptero, as instalações da unidade, localizado na área do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

Marconi detalhou para o ministro a execução do projeto, a composição das instalações e o modelo de encaminhamento de pacientes, definido após amplo debate com entidades e profissionais da área. O ministro afirmou que a obra é de altíssima qualidade e disse que enviará uma equipe do Ministério da Saúde para conhecer, em detalhes, as instalações e as modalidades de atendimento oferecidas.

Atendimento

A construção do Credeq de Aparecida está cerca de 90% concluída e será aberta ainda neste ano. A área onde está instalado tem 99 mil metros quadrados e a unidade tem um total de 10 mil metros quadrados de área construída Caberá aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e aos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, instalados e administrados por municípios pactuados com o Estado, encaminhar para o Complexo Regulador Estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES) os pacientes com indicação de tratamento nos Credeqs.

A definição da regulação, com as normas de acesso às vagas dos Credeqs, foi definida em fevereiro deste ano, durante a 1.ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no auditório da Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, com a participação do Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, superintendentes da SES, secretários de saúde de vários municípios e profissionais de saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo