Metrobus e Hemocentro se unem em mais uma campanha para coleta de sangue

Nada melhor que começar o ano doando amor ao próximo. Essa é a premissa de mais uma ação firmada entre a Metrobus e o Hemocentro para coleta de sangue no Terminal Padre Pelágio.  A campanha começará nesta quarta-feira (6/01) e segue até sexta-feira (8/01). Nos três dias, quem estiver passando pelo local poderá doar sangue em um ônibus específico do Hemocentro, entre as 8 e 17 horas. O ônibus adaptado no Terminal facilita o processo de doação, uma vez que a pessoa não precisa alterar seu trajeto diário.

A falta de doadores, somado ao aumento nos acidentes no trânsito faz da campanha mais do que necessária. “Então fazemos um apelo para aqueles que não puderem ir ao Hemocentro, que possam comparecer em um desses três dias de ação no Terminal Padre Pelágio”, concluí o coordenador. “Nesse período também temos um maior número de acidentes nas estradas, aumentando os casos onde a transfusão de sangue é necessária”, pontua Marcos Antônio, coordenador de captação de doadores do Hemocentro.

Condições para doar

Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos de idade. Além disso, o doador deve estar alimentado, com ingestão de comidas leves. É importante lembrar que a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos de idade. Doadores entre 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais. Pessoas em tratamento médico e dentário, que usem medicamentos, que tenham feito viagens recentemente, entre outros critérios, também serão avaliados na ocasião da entrevista pré-doação.

As mães que estão amamentando ou no período gestacional e quem fez tatuagem e/ou piercing, nos últimos seis meses, não podem doar sangue nesse momento. É importante lembrar que o doador não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação; deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h e ter um intervalo mínimo entre as doações de 60 dias, para homens, e de 90 dias, para mulheres.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo