Mesquita defende gestão pública mais eficiente e menos onerosa

Durante a segunda edição do ciclo de palestras Caminhos para a Competitividade, realizada na terça-feira (13/7) em Goiânia, o secretário de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), Joaquim Mesquita, defendeu que os governos devem ser mais eficientes e ter custo menor para a sociedade. Mesquita, que representou o governador Marconi Perillo no evento organizado pelo Movimento Goiás Mais Competitivo (MGC), disse que a gestão pública precisa se reinventar e citou o processo de Seleção por Mérito, idealizado pelo Governo de Goiás, como uma medida nesse sentido.

“O governador Marconi Perillo teve a iniciativa pioneira de selecionar gerentes por sua própria competência. Nesse momento, estamos em andamento com um novo processo seletivo para esses cargos”, adiantou o secretário, em entrevista à imprensa. A previsão para o sétimo processo de seleção é que o edital seja publicado no próximo dia 15, com provas em setembro. De acordo com Mesquita, se não houver imprevistos, até o final do ano os novos gerentes estarão selecionados e aptos para iniciar o trabalho.

“O setor público, assim como a iniciativa privada, implementa medidas inovadoras que melhoram a gestão. Temos de buscar constantemente ganhos de produtividade e serviços de melhor qualidade. Para isso, a gestão pública precisa realinhar os processos de trabalho, ser mais produtiva e ter um custo menor para a sociedade”, afirmou.

Objetivos

Na abertura do evento, o secretário Joaquim Mesquita disse ainda que o MGC inspirou o Governo do Estado a criar o Programa Goiás Mais Competitivo, que visa a melhorar indicadores da educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e ambiente de negócios, entre outros. O objetivo, segundo afirmação do governador Marconi Perillo em várias oportunidades, é tornar Goiás um dos estados mais atrativos do País.

O presidente do MGC, Pedro Bittar, ressaltou a importância de as organizações focarem em planejamento e estratégias. “O MGC existe para motivar empresários e fazerem a roda girar, compartilhar formas de alavancar o desenvolvimento econômico e a competitividade”, resumiu. De acordo com Bittar, o ciclo de palestras tem como objetivo abrir novas visões de futuro, tanto para o setor empresarial quanto para o governamental.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo