Marconi discute convênios nas áreas de Segurança e Infraestrutura com mais 7 municípios

“A união entre Estado e municípios vai garantir o desenvolvimento econômico e social de Goiás”, disse o governador Marconi Perillo, na manhã de hoje (9/11), após o terceiro dia de audiências individuais com prefeitos de diferentes regiões de Goiás. Foram discutidas possíveis parcerias administrativas com mais sete representantes eleitos de municípios, principalmente nas áreas de Segurança Pública e Infraestrutura urbana, durante reuniões reservadas no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Acompanharam as reuniões o secretário de Articulação Política, Sérgio Cardoso, e o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton.

Marconi recebeu os prefeitos eleitos de Cristalina, Daniel Sabino Vaz; de Iporá, Naçoitan Araújo Leite; de Jaraguá, Zilomar Antonio de Oliveira; de Niquelândia, Valdeto Ferreira Rodrigues; de Porangatu, Pedro João Fernandes; de Morrinhos, Rogério Carlos Troncoso, e de Santo Antônio do Descoberto, Adolpho Roberto de Souza. Já foram 20 audiências no total. Desde segunda-feira, 7, ele mantém agendas individuais com prefeitos eleitos, com o objetivo de discutir parcerias  nas principais demandas dos municípios. A previsão é de que até o fim do ano Marconi tenha se reunido com cem.

Necessidades

Daniel Sabino discutiu possíveis convênios na área de Segurança Pública, como a melhoria na infraestrutura da Guarda Municipal, mais delegados e agentes policiais para a cidade e criação de delegacia especializada em crimes rurais. “O governador sinalizou que podemos firmar estes convênios. Vamos falar com o vice-governador, José Eliton, para dar o andamento. Esta iniciativa de Marconi de receber os prefeitos eleitos engrandece muito nossa administração e leva benefícios a nossa cidade”, avaliou. Além dessas medidas, a instalação de um IML para a cidade e melhorias do Distrito de Campos Limpos entraram na pauta.

Naçoitan Araújo Leite recebeu aval do governador para parcerias na pavimentação de sete bairros de Iporá, recapeamento de 30% do anel viário da cidade e reforma do Estádio Ferreirão, casa do Iporá Esporte Clube, que vai disputar, no próximo ano, a primeira divisão do Campeonato Goiano. “Essas foram as demandas apresentadas e o governador se mostrou simpático e dinâmico para atendê-las. Agora vamos nos organizar para dar entrada com a papelada nas secretárias e para dar início às obras”, descreveu.

Zilomar Antônio de Araújo discutiu com o governador a estadualização do Hospital Municipal Sandino de Amorim, processo já em andamento há cerca de um ano, instalação do primeiro Colégio Militar na cidade e parceria para a patrulha mecanizada de limpeza urbana. “Estas são as principais demandas de Jaraguá. O governador se mostrou favorável”, afirmou. Zilomar ainda destacou que a intenção de sua administração é promover o desenvolvimento econômica da cidade, um dos maiores polos de confecções do Estado. “Nos colocamos à disposição do governador para participar de missões comerciais, com  objetivo de buscar mais investimentos para Jaraguá”, afirmou.

Quarto prefeito eleito atendido nessa manhã, Valdeto Rodrigues classificou a reunião como uma “conversa frutífera”. “Foi nosso primeiro contato para nos apresentar. É muito importante essa parceria com o governo de Goiás nesse momento que passa a nossa cidade”. Valdeto ressaltou que Niquelândia passa por uma crise econômica que precisa muito desse gesto receptivo do governador Marconi Perillo principalmente na área de Segurança Pública, Transporte e atrativos para captar as indústrias.

Pedro Fernandes, de Porangatu, ressaltou a postura municipalista de Marconi e disse que sua parceria com o governo será forte durante o seu mandato. Fernandes apresentou demandas na área da saúde municipal. “Solicitamos ajuda na implantação de UTI’s no hospital municipal de Porangatu. E precisamos de convênios também com a pavimentação urbana”.

Vencedor da reeleição com 86% dos votos, Rogério Troncoso comemorou o bom relacionamento com o governo. “Essa parceria é importante em momentos de dificuldades financeiras. A população das cidades goianas ganha com isso”. Acompanhado do deputado estadual Francisco de Oliveira, Troncoso solicitou ajuda nas áreas de pavimentação urbana, mobilidade e empregabilidade.

Eleito pelo PMDB

Eleito pelo PMDB, o próximo prefeito de Santo Antonio de Descoberto, Adolpho Souza, chegou ao Palácio com vereadores eleitos e a maior comitiva que participou das audiências até agora. Marconi o parabenizou pela eleição e garantiu as melhores parcerias possíveis para a cidade. O deputado estadual Gustavo Sebba, que o acompanhou, salientou a forma estadista e municipalista que Marconi recebe a todos independente da sigla partidária.

O governador ouviu a todos que apresentaram as demandas do município. Adolpho pediu a finalização do Hospital de Santo Antônio do Descoberto e ouviu do governador que a obra é prioridade e será feita a partir de agora de forma acelerada. Outra solicitação apresentada foi o aumento de contingente policial para ajudar na investigação de crimes e na segurança da cidade. Adolpho saiu satisfeito do encontro e disse que é “fundamental” essa interação entre municípios e governo estadual. “Sou suprapartidário, o que interessa é o desenvolvimento do nosso Estado de Goiás”, afirmou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo