Marconi apresenta Projeto Andorinhas para goianos que vivem na Espanha

O governador Marconi Perillo, que está em missão comercial na Europa, apresentou no sábado (17/10), em Madri, para um grupo de emigrantes goianos na Espanha, o Projeto Andorinhas, programa do Governo de Goiás de apoio a cidadãos do Estado que vivem no exterior. O projeto tem como objetivo orientar o trabalhador goiano no exterior a planejar sua vida financeira.

A reunião foi realizada na Casa Brasil, com participação de membros da Embaixada do Brasil na Espanha. Segundo levantamento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 12% dos brasileiros que vivem fora do País são oriundos da Região Centro-Oeste e Goiás é o quarto Estado do País em número de brasileiros residindo em outros países. A estimativa é de que mais de 300 mil goianos, entre emigrantes formais e informais, viviam no exterior antes da recessão econômica deflagrada nos EUA em 2008 com a crise da hipoteca.

Com base nesse número expressivo, o governador Marconi Perillo criou em 2013 o Projeto Andorinhas, que visa oferecer aos goianos um portfólio de serviços, como emissão de documentos, cursos, empréstimos, abertura de micro e pequenas empresas, entre outros. Durante o encontro com os goianos, são repassadas informações sobre a situação do Estado e as oportunidades de investimento que eles podem encontrar no Estado.

O Sebrae, um dos parceiros, leva até eles cursos de capacitação e os caminhos para que se tornem empreendedores. O Banco do Povo e a Agência de Fomento de Goiás oferecem empréstimos com juros abaixo do mercado. Várias outras pastas do Governo também oferecem suporte. Objetivo é oferecer facilidades para que eles possam aplicar suas economias de forma correta de forma a planejar o futuro.

Além do governador, estão presentes e também falam aos goianos presentes o embaixador do Brasil na Espanha, Antônio Simões, que está na Espanha há três semanas, e Cônsul-Geral do Brasil em Madrid, Paulo Alberto da Silveira Soares. “É com muita alegria que me reúno com vocês. O Projeto Andorinhas não é um programa sofisticado. Pelo contrário; é bem simples. Mantemos o compromisso com nossos conterrâneos de garantir cidadania, seja onde for.  Admiro o inconformismo, a coragem, a esperança de cada um de vocês e repito a frase de nossa inesquecível Cora Coralina: ‘A verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que ele é impossível'”, afirma o governador Marconi Perillo, em discurso aos presentes.

Marconi ressaltou que emigrar, deixar a família ou simplesmente deixar o lugar que formou a identidade do indivíduo para trás não é tarefa fácil.  “É um ato de fé, de força. É uma aposta no futuro. E comovidos sobretudo pelas histórias de vida de goianos como vocês, que se sentiram compelidos a buscar seu espaço, seus sonhos em outro País, que decidimos criar essa ponte”, explica.

“Estamos atentos às transformações e janelas de oportunidades dentro e fora do País. Mas, sobretudo, somos apaixonados por gente, pela nossa gente.  E vocês são conterrâneos e importantes para nós”, finaliza Marconi. Secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais da Governadoria do Governo de Goiás, Isanulfo Cordeiro, detalha os principais programas do projeto Andorinhas. Logo mais, o encontro vai responder perguntas e dúvidas do público.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo