Marconi anuncia criação de 20 centros culturais no Estado

O governador Marconi Perillo anunciou na segunda-feira (10/10) a criação de 20 centros culturais nas 20 maiores cidades goianas. O anúncio foi durante o programa Papo Com Governador, bate-papo em tempo real com internautas por meio do Facebook. Acompanhado pelo superintendente de Cultura da Seduce, Nasr Chaul, ele informou que as cidades que abrigarão os centros culturais já foram selecionadas, e que o Instituto de Arquitetura Brasileira (IAB) coordenará o projeto de construção dos centros.

O intuito é fomentar a cultura regional, proporcionando aos artistas equipamentos modernos para o desenvolvimento de seus trabalhos. “Podemos esperar uma verdadeira revolução em possibilitar às cidades do interior equipamentos do nível do talento existente em cada uma dessas regiões”, acrescentou Chaul. Marconi e Chaul também falaram sobre o incentivo à produção cultural no Estado (Lei Goyazes e Fundo Estadual de Cultura), e sobre os festivais culturais, dentre eles o Canto da Primavera, que começa no próximo dia 20, em Pirenópolis.

Produção cultural

Conforme o governador, existem duas iniciativas que consagram esse esforço na área da Cultura. Uma é a Lei Goyazes, que tem sido um importantíssimo instrumento de fomento às ações de Cultura, e o outro é o Fundo Estadual de Cultura, que assegura recursos para implementação de políticas de cultura, ampliação tanto nas artes plásticas, literatura, música, quanto em diversos campos. Esses são dois instrumentos de fomento para a área da Cultura. É claro que nós vivemos uma crise enorme no Brasil, nem sempre a gente pode fazer tudo o que a gente quer, mas temos dois instrumentos poderosos de fomento cultural. Além disso, ao longo do tempo, nós criamos outros importantes instrumentos de valorização e apoio à Cultura. Tivemos um importante projeto de restauração do patrimônio material, especialmente em igrejas antigas, prédios históricos.

Outro programa é o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que começou em 1999 e está indo para a 19ª edição, e é respeitado no Brasil e no mundo. “Criamos o Canto da Primavera, que é um projeto voltado à promoção da música, tanto goiana, quando nacional. Criamos outro festival voltado ao teatro, que é o TeNpo, realizado todos os anos em Porangatu. Criamos o festival Araguaia EnCanto, dentre outras inúmeras políticas de incentivo à Cultura. Construímos o Centro Cultural Oscar Niemeyer, que é um marco, além de termos construído outros importantes centros culturais. Criamos a Orquestra Sinfônica Jovem e a Orquestra Filarmônica de Goiás. Enfim, eu diria que na área de fomento à Cultura o Governo de Goiás tem se esforçado para estar muito acima da média no Brasil”, arrematou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo