Marconi amplia interação com goianos pelas redes sociais

Em atenção ao compromisso assumido durante a campanha eleitoral de 2014, de manter contato direto com a população por meio das redes sociais, o governador Marconi Perillo realiza periodicamente, desde o início do ano passado, bate-papos com internautas. Os chamados hangouts passaram a ocupar espaço na agenda do governador e se desdobraram em dois programas: O Papo Com Governador (perguntas e respostas em tempo real pelo Facebook); e o Governador Responde, em que os internautas enviam perguntas pelas redes sociais para serem respondidas por Marconi em uma espécie de entrevista, mediada por uma repórter.

Os temas são variados: execução de obras e serviços, realização de concursos pelo Estado, momento econômico e político por que passa o país, e os setores que envolvem a administração pública. A interação é realizada diariamente pelos meios de tecnologias de informação e comunicação. Os canais de diálogos são as redes sociais e também o contato direto com veículos de comunicação de abrangência regional ou local. O objetivo é firmar a transparência como princípio administrativo e base de um mandato republicano.

“A sociedade precisa ter informações atualizadas, em tempo real. E esta interação é muito importante. O governante pode transmitir ideias, projetos, desempenhos e ouvir sugestões. A população tem de se interar e fazer-se presente na condução do governo. A transparência é base de qualquer governo democrático e republicano”, avalia o governador, que reitera prezar pela comunicação direta com a população de todo o Estado, como forma de garantir uma administração democrática e participativa.

Pioneirismo

Reconhecido como um dos políticos mais influentes na internet e redes sociais, Marconi é o único governador do País a realizar bate-papos ao vivo regularmente, respondendo perguntas e atendendo a demandas urgentes. Nas redes sociais, interage por meio de seus perfis pessoais e também dos perfis do governo estadual, em contas atualizadas no Facebook, Instagram e Twitter. “As redes sociais ajudam a governar. Podemos falar que internet é um braço do governo e que todos os governos devem se fazer presente”, afirma. Além de divulgar todas as ações governamentais, as redes sociais são poderosos instrumentos de aferição das medidas governamentais.

Com as rádios, Marconi mantém agenda de encontros quinzenais com veículos de comunicação do interior, onde são tratados temas quase que exclusivamente locais ou regionais. “Muitas das vezes estas informações de utilidade pública não têm como ser passadas para cidades menores. As rádios são um poderoso veículo, que cumpre esta tarefa e permite a interação”, afirma. Já foram atendidos neste ano 79 veículos do interior.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo