Marconi aciona secretários para encaminhar demandas dos prefeitos

Antes mesmo de encerrar as audiências individuais com os 246 prefeitos eleitos no pleito de outubro passado, o governador Marconi Perillo já determinou aos secretários estaduais o encaminhamento das demandas apresentadas pelos gestores nas reuniões. Em atenção a uma das maiores delas, a construção de moradias, Marconi acertou com o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Stival, o atendimento a 57 prefeitos para tratar do projeto de sanar o déficit habitacional nesses municípios. Também a pedido do governador, o secretário da Secima, Vilmar Rocha, reuniu-se na terça-feira (31/1) com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, para discutir o novo Plano Metropolitano.

O presidente da Agehab recebeu na terça-feira (31/1) 29 prefeitos, e vai receber amanhã (2/2) mais 28, para tratar com eles da parceria direta entre governo estadual e prefeituras para a construção de 60 unidades habitacionais em cada uma das 57 cidades. Ao tratar com os prefeitos nas audiências sobre pedidos para construção de casas, Marconi diagnosticou que existem 57 cidades que necessitam de até 60 moradias cada uma, para sanarem seus déficits habitacionais. Então, determinou ao presidente Luiz Stival atender primeiro os prefeitos desses 57 municípios para zerar o déficit por habitação desse grupo.

De acordo com informações da Agehab, para que as parcerias se concretizem, os municípios precisam apresentar a área regularizada para a construção das moradias, assumir a infraestrutura básica e a mão de obra. O Governo de Goiás, por sua vez, aportará R$ 15 mil por unidade habitacional, por meio do Cheque Mais Moradia, para viabilizar a construção de 1.835 moradias, que é o déficit habitacional verificado nessas cidades. O investimento total por parte do governo estadual será de R$ 27,5 milhões. Em relação aos demais 133 municípios goianos, as parcerias serão efetivadas com a participação do governo federal.

Ao se reunir com o prefeito Iris Rezende no último dia 20, Marconi colocou à disposição do prefeito todo o seu secretariado para tratar sobre qualquer setor administrativo. O prefeito afirmou que gostaria de receber informações sobre o projeto que altera a lei que criou, em 1999, a Região Metropolitana de Goiânia, em tramitação na Assembleia Legislativa. Na tarde de hoje, o secretário da Secima, Vilmar Rocha, foi até o Paço Municipal com sua equipe para discorrer sobre o projeto, que diz respeito a assuntos comuns às cidades da região, como transporte público, água e esgoto, e resíduos sólidos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo