Manifestantes desocupam prédio da Seduce e mais duas escolas

Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sindicato dos Trabalhadores da Educação em Goiás (Sintego) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que haviam ocupado a sede da Seduce, no Setor Oeste, em Goiânia, na tarde de domingo, dia 14, deixaram o local na segunda (15/2). Também deixaram o prédio os secundaristas que ocupavam o estacionamento desde o dia 26 de janeiro deste ano. A sede passará por vistoria, especialmente em duas salas que foram ocupadas, e deverá ter o expediente normalizado a partir de hoje (16). A desocupação foi de forma tranquila e pacífica.

Mais duas escolas da rede estadual de Educação foram desocupadas na manhã desta segunda-feira, dia 15. Em Goiânia, os manifestantes deixaram as dependências do Colégio Estadual Pré-Universitário, no Setor Universitário, antes das 8 horas. A outra escola desocupada foi o Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, no Bairro Maracanã, em Anápolis. As duas instituições de ensino estavam ocupadas desde o dia 14 de dezembro de 2015.

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) esteve no Pré-Universitário para realizar o trabalho de vistoria. Foi averiguado que diversos armários foram arrombados e várias salas estavam reviradas. Os ocupantes também desligaram todas as câmeras do sistema de segurança. Para não gerar ainda mais prejuízo aos alunos, as aulas serão retomadas na quarta-feira, dia 17.

A diretora Jacqueline Santana Lima conta que foi informada da desocupação por alguns pais de alunos que foram à escola bem cedo e encontraram a instituição de ensino com os portões abertos e nenhum ocupante em seu interior. Tudo indica que eles tinham a intenção de retornar, uma vez que foram deixados para trás gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal, objetos pessoais, roupas de cama e banho, além de colchonetes espalhados por vários ambientes do colégio.

Anápolis

O Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista foi desocupado por volta das 10 horas de segunda-feira, forma pacífica e ordeira, conforme informa a subsecretária regional de Anápolis, Sonja Maria Lacerda. De acordo com ela, não será preciso fazer vistoria no local, já que a instituição foi encontrada limpa, organizada e dentro da normalidade. O semestre letivo começa hoje (16/2).

Com essas duas novas desocupações restam apenas cinco unidades de ensino ainda ocupadas, sendo três delas em Anápolis (C. E. Antesina Santana, C. E. Américo Borges de Carvalho e C. E. Dr. Mauá Cavalcante) e duas em Goiânia (C. E. José Carlos de Almeida e Instituto de Educação de Goiás).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo