Mais de 600 gestores da rede estadual passam por capacitação

Gestores das 621 escolas de Ensino Médio da rede pública estadual que desenvolvem o projeto Jovem de Futuro – 3ª Geração estão reunidos nesta terça-feira, 8/11, na Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis, participando de mais uma formação promovida pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce). Também prestigiaram o encontro o superintendente executivo de Educação, Marcos das Neves, e a superintendente de Programas Educacionais Especiais, Solange Andrade.

Ao lado dos 40 subsecretários regionais, os diretores das instituições de ensino participam, das 8 às 18 horas, do Seminário de Gestão Educacional: Evidências e Tomada de Decisão, promovido pelo Instituto Unibanco (IU) em parceria com as superintendências de Inteligência Pedagógica e Formação e de Ensino Médio da Seduce.

Na abertura do encontro, representando a secretária Raquel Teixeira, o superintendente de Inteligência Pedagógica e Formação, Marcelo Jerônimo, destacou a capacitação como fundamental para aperfeiçoar o trabalho de gestão nas escolas que, segundo ele, se impõe como um desafio cotidiano.

Marcelo ressaltou ainda a importância da parceria com o Instituto Unibanco tanto no processo de qualificação dos profissionais da rede quanto na melhoria da aprendizagem nas escolas de Ensino Médio que passaram a contar com o reforço do projeto Jovem de Futuro, hoje já na terceira etapa em Goiás.

Temática

Entre os temas abordados, com foco no uso de evidências na gestão educacional, estão quais os fatores que influenciam a tomada de decisão dos gestores, quais são as fontes de evidências utilizadas para a tomada de alguma decisão, quais são as formas e métodos para gerar evidências confiáveis dentro das escolas e ainda como o aprimoramento dessas decisões pode contribuir para alcançar melhores resultados de aprendizagem para os estudantes.

O seminário, que está sendo promovido também nas redes públicas estaduais do Pará, Ceará, Espirito Santo e Piauí, parceiros do Instituto na implantação do Jovem de Futuro, trabalha dentro da perspectiva de reiterar o princípio de que a tomada de decisão dos gestores educacionais é uma ação determinante para os avanços do processo de ensino-aprendizagem.

Soluções

Para a subsecretária de Inhumas, Nanci Moreira Arataque Duarte, a iniciativa da Seduce e do Instituto Unibanco em promover o encontro de capacitação contribui para que o processo de gestão educacional avance ainda mais em Goiás. “Esse evento nos apresenta diversas evidências de tudo o que já foi discutido e debatido dentro das escolas em termos de gestão e todos sabemos que é preciso conhecer essas evidências para que possamos tomar as decisões mais acertadas no sentido de motivar a permanência dos alunos nas escolas e conduzi-los a um aprendizado sólido e significativo para a vida”.

Superintendente de Ensino Médio da Seduce, Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues explica que o foco da formação é chamar a atenção dos gestores para a necessidade de se aproveitar os diversos indícios apontados nas pesquisas científicas feitas pelo Instituto Unibanco. “São boas soluções que o gestor pode adotar no cotidiano da escola para resolver inúmeras questões e todas elas caminham no sentido de contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes”, conclui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo