Mais 69 municípios recebem força-tarefa esta semana

O movimento Goiás contra o Aedes realiza nesta semana, desta segunda-feira, dia 18, ao dia 22, sexta-feira, força-tarefa em 69 municípios goianos, em diferentes regiões do Estado. A meta é a realização de quatro vistorias em todos os imóveis do Estado até o mês de junho, visando a erradicação do mosquito em Goiás e a prevenção de casos de dengue, zika e chikungunya.

A força-tarefa começou em Trindade, no dia 16 de dezembro, um dia depois do lançamento do movimento. Desde então, 145 municípios goianos foram vistoriados. As equipes, compostas por agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, bombeiros e voluntários, visitam casas, estabelecimentos comerciais e lotes baldios, checam se tem ou não focos do Aedes aegypti, eliminam os criadouros e orientam os ocupantes a realizar essa tarefa rotineiramente.

Nos 145 municípios em que foram realizadas a força-tarefa, 307.128 imóveis foram visitados. Destes, 229.461 foram trabalhados. Os demais não foram inspecionados porque estavam fechados ou porque os ocupantes se recusaram a receber a equipe. Na tentativa de abranger todos os imóveis, as equipes retornarão ao local ainda neste mês. Até o momento foram detectados 9.847 imóveis com focos, o que equivale a 4,29% dos imóveis trabalhados. Este fato é considerado grave, tendo em vista que cada foco abrange um raio de 150 metros.

Reuniões preparatórias

Goiás contra o Aedes é desenvolvido pela SES em parceria com o Corpo de Bombeiros, prefeituras municipais e entidades e instituições afins. Antes do desenvolvimento da força-tarefa, os prefeitos e secretários municipais de saúde participam de reuniões preparatórias na sede da SES, quando recebem informações técnicas sobre a importância da ação e são sensibilizados a mobilizar a população.

O secretário Leonardo Vilela avalia que a visitação de casa em casa e a orientação à população quanto à adoção de medidas rotineiras são efetivas para combater o mosquito. “O Aedes aegypti foi eliminado em 1955, quando as condições para o combate ao mosquito eram mais desfavoráveis que atualmente”, acentuou o secretário. Ele ressalta que é fundamental o envolvimento da população e de toda a sociedade civil para o êxito da megaoperação.

Municípios da força-tarefa

18 de janeiro

Ipameri, Matrinchã e Baliza.

19 de janeiro

Buriti Alegre, Aragoiânia, Doverlândia, Caldas Novas, Nova Aurora, Itajá, Bonfinópolis, Teresina de Goiás, Porteirão, Santa Isabel, Cirilândia (Distrito), Montividiu do Norte, Damianópolis, Itauçu, Caturaí, Mara Rosa, Amaralina, Assentamento Paineiras, São Domingos, Orizona, Aragarças, Itaguari, São Simão, Uruana, Sanclerlândia e Adelândia.

20 de janeiro

Anápolis, Santa Rosa, Simolândia, Nova Glória, Santa Fé e Bom Jardim de Goiás.

21 de janeiro

Ouro Verde de Goiás, Itarumã, Panamá, Hidrolândia, Caiapônia, Água Limpa, Ouvidor
Três Ranchos, Lagoa Santa, Minaçu, Maurilândia, Barro Alto, Vila Propício, Mutunópolis, Santa Tereza, Varjão, Araçu, Damolândia, Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, São Luiz do Norte, Hidrolina, Cristalina, Vianópolis, Taquaral de Goiás, Cachoeira Alta, Buriti de Goiás, Córrego do Ouro e Rianápolis.

22 de janeiro

Mossâmedes, Nova Roma, Nova América e São João da Paraúna.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo