Lançamento do Inova Goiás terá presença de Instituições nacionais e internacionais

Representantes de ministérios e de organismos internacionais, reitores, pesquisadores, especialistas e empresários participarão do lançamento do Programa Estadual de Inovação e Tecnologia (Inova Goiás) na próxima quarta-feira, 2 de setembro, às 9h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Nomes como o do pró-reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo, José Eduardo Krieger, além de integrantes da Agência USP de Inovação, estão confirmados no anúncio daquele que será o maior e mais completo programa do País, com investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão até 2018, e que será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), comandada pelo vice-governador José Eliton.

Também já confirmaram presença o secretário de Inovação do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No evento O governador Marconi Perillo e o vice-governador e secretário José Eliton entregarão ao BID carta-consulta pleiteando financiamentos de aproximadamente U$S 70 milhões – em reunião realizada no início do mês, em Brasília, o BID já acenou favoravelmente ao repasse de recursos.

Avanços

Um dos objetivos do Inova Goiás é fazer do estado referência nacional nas políticas de promoção da inovação, possibilitando, dessa forma, o acesso das empresas goianas a novas tecnologias e processos produtivos e também modernizando ainda mais a prestação dos serviços públicos, além de fortalecer a economia e potencializar o desenvolvimento. O programa, executado pela SED com apoio da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), prima também pela interação do governo do estado com as universidades, instituições de pesquisa e setor privado.

Outra meta do governo com o Inova Goiás é aumentar a competitividade por meio da inovação e tecnologia, colocando o estado entre os três primeiros do Brasil que mais investem em inovação, com a mais avançada plataforma do país em ciência e tecnologia.  Entre outros benefícios, o programa trará aumento da empregabilidade e da renda per capita; o aumento da eficiência dos meios de produção; e o aumento do número de pesquisas com maior relevância para o setor produtivo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo