Lançados livros de Irapuan Costa Júnior no Palácio das Esmeraldas

O tradicional Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, está se consolidando em um espaço de Cultura. Sediou o lançamento de vários livros em 2015 e ontem foi palco de uma noite de autógrafos, em que o ex-governador Irapuan Costa Júnior apresentou duas novas obras: Jogo da Memória — Lembranças, Livros e História (Cânone Editorial) e Primeiros Princípios (Ed. Ex Machina), do filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903), traduzido por Irapuan.

Marconi e Valéria Perillo receberam familiares e convidados do ex-governador, que é pai da secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, fruto do primeiro casamento dele com a senadora Lúcia Vânia. “Estamos muito felizes em abrir mais uma vez o Salão Dona Gercina Borges para um evento cultural. Este palácio já virou há muito tempo uma espécie de ‘casa de cultura’”, afirmou Marconi.

Até agora inédito em língua portuguesa, mesmo ante os 153 anos de lançamento, Primeiros Princípios é considerado um dos livros mais influentes do século XIX, por ampliar a discussão do evolucionismo de Charles Darwin. “Extrapolou os limites da biologia”, diz a sinopse da Ex Machina. “Um livro que me chamou atenção há muitos anos, quando li. Sempre me perguntava ‘por quê’ não havia sido traduzido e nunca encontrei explicação convincente. Cansado de procurar explicação, resolvi então traduzir para que este ‘mistério’ desapareça de uma vez por todas”, discursou Irapuan.

Vivência

A outra obra, Jogo da Memória, reúne histórias vividas pelo ex-governador. Mais do que registros históricos, segundo ele, têm intuito de prover entretenimento. “São episódios que eu vivi. Um livro leve, feito para diversão. Um livro que a gente digere, enquanto está lendo”, classificou Irapuan, que entregou exemplares ao governador Marconi.

O ex-governador, que fará 78 anos no próximo dia 23, agradeceu a disposição de Marconi e Valéria Perillo em recepcionar o lançamento. “Faz parte do caráter do casal”, afirmou. Fez referência também àqueles que considera seus incentivadores, Hélio Moreira (escritor e presidente da Academia Goiana de Letras), Aidenor Aires (poeta e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás), e Euler Belém (jornalista, Diretor-Editor Chefe do Jornal Opção).

“Me incentivam a escrever, embora, aos quase 80 anos eu seja um iniciante nas letras”, agradeceu. Ele mencionou a esposa, Sueli, que o ajudou na revisão “Leu as 500 páginas do Spencer pelo menos duas vezes, procurando os erros, tentando fazer melhor o texto”, lembrou. A renda obtida com a venda dos livros no lançamento, de acordo com o ex-governador, será doada para Associação de Combate ao Câncer de Goiás. Ano passado, Irapuan reuniu artigos crônicas publicados no Jornal Opção e os publicou em um livro sob o título “Teimosas Lembranças”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo