Lançada Frente de Apoio ao Desenvolvimento Municipal

O governador Marconi Perilo e o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, lançaram na tarde de quinta-feira (28/01), em solenidade no estacionamento do Estádio Serra Dourada, em Goiânia, a Frente de Apoio ao Desenvolvimento Municipal / Patrulha do Desenvolvimento para auxiliar as prefeituras em obras urbanas e rurais. Conforme anunciaram, inicialmente os trabalhos serão destinados a auxiliar as prefeituras na limpeza de terrenos e áreas urbanas para eliminar os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

De acordo com o governador Marconi Perillo, o retorno da Patrulha do Desenvolvimento no estado de Goiás atende a uma situação de emergência sanitária, mas, marca, de forma definitiva, o retorno do principal apoio e auxílio do governo estadual aos prefeitos nas missões mais importantes de apoio aos munícipes, tanto na zona rural quanto na zona urbana. Ele destacou que o governo este ano já assinou a abertura de crédito de R$ 212 mil para manutenção e conservação de rodovias, além da reconstrução de 1,1 mil quilômetros, e afirmou que o próximo passo será a garantia de recursos em caixa para autorizar o Rodovida Urbano em apoio aos municípios.

Segundo o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, cuja Pasta coordenará a Frente de Apoio ao Desenvolvimento Municipal, a Patrulha do Desenvolvimento desempenhará um papel importante junto às prefeituras, seja nas ações emergenciais de combate ao mosquito da dengue, seja ao cumprir a sua ação original que é a de ofertar aos municípios as condições de melhoria das estradas vicinais não pavimentadas, da infraestrutura urbana, que contribuem para o desenvolvimento de cada localidade.

O trabalho da Frente

A Patrulha do Desenvolvimento vai atender todos os municípios goianos. O equipamento utilizado pelo governo estadual para esse apoio compreende 60 caminhões, 12 motoniveladoras, 12 escavadeiras hidráulicas, 12 pás carregadeiras, 12 carros e quatro caminhões prancha. As cidades foram agrupadas em quatro lotes regionais e em cada um desses lotes haverá simultaneamente três grupos de trabalho. As quatro regiões definidas são: Centro, Noroeste e Norte; Oeste e Sudoeste; Sul, Sudeste e Metropolitana; e Entorno do Distrito Federal e Nordeste.

Conforme destacou o vice-governador e secretário José Eliton, para a atuação da Patrulha do Desenvolvimento, nesse primeiro momento, os equipamentos serão destinados às ações emergenciais definidas pela Secretaria da Saúde dentro do programa Goiás contra o Aedes, lançado em dezembro. “As ações da Patrulha não vão gerar custos para as prefeituras, o Estado vai entrar com as máquinas, os operadores, o combustível e o custeio”, acentuou José Eliton. “O município simplesmente organiza o lixo urbano, aponta qual o depósito adequado e nós vamos transportar o material”, explicou.

José Eliton lembrou que nesse processo de combater o Aedes aegypti, a comunidade tem papel importante no sentido de retirar dos seus quintais e lotes materiais que possam servir de criatórios para o mosquito. “O sucesso dessa guerra declarada contra o Aedes aegypti é a participação de todos; o poder público dentro da sua competência, a iniciativa privada dentro das suas atribuições sociais e os cidadãos retirando do seu lote o material a ser transportado”, afirmou.

Segundo destacou, a cada semana 12 municípios serão atendidos simultaneamente, o que permitirá o atendimento a 48 municípios somente no mês de fevereiro. Os primeiros a serem contemplados e que já receberão as máquinas no dia 1º de fevereiro são: Minaçu, Itapuranga, Anápolis, Acreúna, Palmeiras, Piranhas, Aparecida de Goiânia, Silvânia, Itumbiara, Alvorada do Norte, Campos Belos e Santo Antônio do Descoberto.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo