Jogos Estudantis movimentam sete mil alunos da rede pública

Cerca de 7 mil alunos da rede pública estadual participam da segunda fase dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. O torneio é disputado em vários municípios goianos e os vencedores de cada modalidade passam para a finalíssima estadual, onde os campeões garantem vaga para a etapa nacional, em João Pessoa (PB).

Tradicional em Goiás, a competição é realizada anualmente pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por meio da Superintendência de Desporto Educacional, e tem o apoio das prefeituras e das federações esportivas. O objetivo é incentivar a juventude escolar a praticar atividades físicas, motivando o aprimoramento de habilidades, desenvolvimento do senso de coletividade e superação, além de contribuir para a formação do aluno/atleta. Também é uma oportunidade para descobrir novos talentos.

Todos os anos, a rede estadual de educação é representada no pódio da etapa nacional. Diversos alunos também foram convocados a participar de jogos específicos de cada modalidade representando o País em torneios internacionais. Tal conquista pode significar o início de uma carreira dedicada ao esporte de alto desempenho.

Ao todo, 13 modalidades esportivas estão em disputa nas categorias masculina e feminina. Na categoria infanto-juvenil, de 12 a 14 anos, são disputadas as modalidades de atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez e luta olímpica. Já na categoria juvenil, de 15 a 17 anos, são incluídas todas as modalidades da categoria anterior com a substituição do badminton pelo vôlei de praia. A participação é gratuita.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo